Filtrar


Questões por página:
Sobre as assessorias de imprensa, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O trabalho do assessor de imprensa se transformou na última década. Houve a ampliação, a diversificação e o fortalecimento de sistemas de interação e informação direta entre fontes e públicos, sem mediação da imprensa. O ritmo acelerado e a competição pelo fornecimento da melhor notícia exigem operações cada vez mais complexas. ( ) O assessor de imprensa foi chamado para assumir novas responsabilidades. As tarefas e os desafios se ampliaram, exigindo capacidade de criar e administrar diferentes instrumentos de comunicação e atuar como facilitador de diferentes fluxos de informação junto aos públicos. ( ) A assessoria de imprensa, na década de 1960, agia de forma integrada a outros departamentos de comunicação, como relações públicas e publicidade. Hoje, a assessoria de imprensa é uma unidade com vida própria, independente, age de forma fragmentada, vinculada ao principal gestor, visando o bom relacionamento com a imprensa na busca de visibilidade da organização e dirigentes. ( ) A assessoria tem que atuar preventivamente para minimizar riscos, antecipar necessidades e ser proativa para criar oportunidades de informar a sociedade e levar a mensagem organizacional num ambiente competitivo e inundado por informações dos mais variados tipos.
A sequência está correta em
Ao produzir a informação para os meios digitais, o Jornalista deve considerar os princípios do webwriting. Assinale-os.
As fontes na apuração jornalística podem ser classificadas sob vários aspectos: quanto ao tipo de informação, à maneira como aparecem na notícia, aos setores onde são apuradas, entre outros. Assinale a alternativa em que as fontes recebem classificações INCORRETAS quanto à sua natureza.
Nas técnicas de apuração jornalística as fontes são um fator determinante para a qualidade da informação produzida pelos meios de comunicação. Sobre as fontes utilizadas na apuração jornalística, assinale a alternativa INCORRETA.
De acordo com os critérios de noticiabilidade e características de uma pauta jornalística, analise as afirmativas a seguir.
I. A noticiabilidade de um fato está ligada aos seus fatores éticos, circunstâncias históricas, políticas, econômicas e sociais que viabilizam a transformação desse fato em informação jornalística. II. O ineditismo, a improbabilidade, a utilidade, o apelo, a empatia, o conflito, a proeminência e a oportunidade são características necessárias em um fato, para que ele se torne noticiável. III. A pauta para internet, na maioria das vezes, é um roteiro direto e objetivo, ordena, mais do que sugere, alinha, mais do que motiva e obriga, mais do que solicita, aos redatores dos sites o cumprimento de ações para se chegar às matérias. IV. A reunião de pauta, na verdade, é uma das etapas da seleção de conteúdo do que vai ser noticiado. São estipulados os profissionais que participarão e as formas como irão acontecer esses importantes encontros na rotina das redações.
Estão corretas as afirmativas