Filtrar


Questões por página:
Na arquitetura de interiores, todo ambiente tem um estilo. A palavra estilo designa o mobiliário, a decoração, o ambiente, o espaço, o compartimento arquitetônico e o design criado e usado em determinadas épocas. Atualmente, o estilo se refere à maneira de ambientar, definida por várias razões. Pode ser um comportamento jovem, um pensamento de vanguarda, uma atitude sofisticada ou uma vontade de aparentar um status social. Hoje em dia é inadmissível uma casa inteiramente em um único estilo. Em muitos casos, a combinação do antigo com o novo, do arrojado com o clássico, tem sido as opções que estão valorizando as vantagens da modernidade, resgatando o requinte da antiguidade e do tradicional. Sabemos que fazer arquitetura de interiores é uma atividade que requer muita atenção, isto por causa dos diferentes estilos de design de interiores. O estilo de vida, a personalidade e as predileções dos usuários que irão utilizar os ambientes de interiores devem ter coerência com o estilo dos ambientes arquitetônicos. Existe uma gama muito variada de estilo, sendo mais comuns os estilos High-Tech, Rústico, Oriental, Kitsch, Tropical, Clean e Palaciano. Em relação aos estilos da arquitetura de interiores, assinale a alternativa INCORRETA.
O projeto arquitetônico é um trabalho profissional. Tecnicamente elaborado de forma gráfica, desenhado em conformidade com normas técnicas, possui características autorais que devem ser respeitadas. Somente arquitetos e urbanistas devidamente habilitados pelo CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) podem assumir responsabilidades técnicas de autorias de projetos arquitetônicos. Através dele é possível planejar melhores soluções que atendam às necessidades dos usuários e a melhor forma de mitigar ou até mesmo resolver possíveis problemas envolvidos nesse processo. É essencial, indispensável, documentalmente necessário, para que a obra saia como planejada. Muitos elementos e etapas estão envolvidos no projeto de arquitetura, que também pode ser chamado de projeto arquitetônico. Levantamento, programa, plantas baixas, fachadas, quadros de áreas, quadro de esquadrias, memorial descritivo e perspectivas arquitetônicas são os principais elementos e etapas. Em relação aos elementos e etapas do projeto arquitetônico, assinale a alternativa INCORRETA.

Em relação às fontes de informação jurídica, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.


( ) A doutrina é resultante da aplicação de decisões uniformes e constantes dos tribunais a casos similares constituindo norma geral.

( ) A jurisprudência constitui a reunião de documentos teóricos sobre um assunto incluindo conceitos, ideias e opiniões que os autores abordam na literatura do Direito.

( ) A legislação abrange o conjunto de atos normativos, originados de autoridades competentes, que regula o convívio social, disciplinando as relações entre as pessoas.


A sequência está correta em

“A _____________________ tem origem efetiva na atividade de preservação das unidades do conhecimento e, sendo a atividade mais antiga de organização de documentos, encontra na ____________________ a possibilidade de construção de referenciais teóricos e de conquista de status científico. Já a _____________________ desenvolveu, com base nos contextos de aplicação e tipos de informação, princípios e técnicas para a organização e a recuperação da informação, independente de seu suporte e tipologia documental.”


De acordo com as relações históricas e conceituais entre as disciplinas, assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

São responsabilidades da comissão de seleção do acervo de uma biblioteca especializada, EXCETO: