Filtrar


Questões por página:
Barbosa (2012) expõe a concepção de história da arte que caracterizava o trabalho realizado no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), quando de sua atuação como diretora da instituição e da elaboração e divulgação da Abordagem Triangular: não adotamos um critério de historia da arte objetivo e cientificizante que seja apenas prescritivo, eliminando a subjetividade. Para a autora,
Na apresentação da Abordagem Triangular, Ana Mae Barbosa (2012) aponta a predominância no ensino das artes plásticas do trabalho em atelier, o fazer arte. Ainda que a proposta da Abordagem Triangular indica que, além do fazer, se desenvolva a leitura e o julgamento da qualidade das imagens produzidas por artistas ou do mundo cotidiano, Barbosa aponta a qualidade do exercício da produção em arte, na qual a criança
Para os PCN-Arte (1998), nos anos 1980, acompanhando o processo de democratização no país, desenvolve-se o movimento arte-educação. Segundo o documento, esse movimento

Na primeira metade do século XX, as disciplinas Desenho, Trabalhos Manuais, Música e Canto Orfeônico faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias.

(PCN-Arte,1997)


Segundo o documento, elas concentravam o conhecimento

Funcionando de forma simultânea e ininterrupta durante o horário normal de trabalho diário,3 máquinas iguais, de mesmo rendimento, produzem n peças iguais em 2,5 dias. Em condições operacionais iguais, para produzir n peças em 1,5 dia será necessário utilizar um número de máquinas igual a