Filtrar


Questões por página:
Relacione os tipos de dominação propostos por Max Weber, apresentados a seguir, a suas respectivas descrições.
1. Dominação Carismática 2. Dominação Tradicional 3. Dominação Legal
( ) A autoridade é sustentada por uma fidelidade em que o governante é o patriarca ou o senhor, os dominados são os súditos e o funcionário é o servidor, como no patriarcalismo, por exemplo. ( ) A obediência não é prestada à pessoa, em virtude de direito próprio, mas à regra, reconhecida como competente para designar a quem e em que extensão se há de obedecer, como na burocracia, por exemplo. ( ) A obediência é obtida em função de qualidades pessoais e a autoridade é imposta graças a uma devoção afetiva que pode ser exemplificada pela crença em profetas ou pelo reconhecimento do heroísmo de líderes em batalha.
Assinale a opção que indica a sequência correta, na ordem apresentada.
Para o sociólogo Anthony Giddens, os sistemas sociais e as ações individuais devem ser considerados em relações recíprocas entre si. Com base nesse ponto de vista, analise as afirmativas a seguir acerca de sua concepção de “dualidade da estrutura”.
I. A ação é realizada no interior do corpo social, ocorrendo dentro de uma determinada estrutura social preexistente. II. Todo sistema social caracteriza-se por imobilidade e coercitividade, manifestadas por suas regras e normas morais. III. As ações dos atores reproduzem as estruturas sociais e, ao mesmo tempo, transformam o sistema social em vigor.
Está correto o que se afirma em
Em sua obra dedicada ao método, Durkheim define a sociologia como o estudo dos fatos sociais, os quais deveriam ser considerados como “coisas”, vale dizer como dados primários sobre os quais desenvolvemos concepções. Um fato social é “a integração dos indivíduos em uma comunidade moral de significação”.
Com base nesta introdução, é correto afirmar que o conceito sociológico de fato social
A respeito do conceito de divisão social do trabalho, leia o trecho a seguir.
A divisão social do trabalho se baseia na divisão natural do trabalho na família e na separação da sociedade em diversas famílias opostas umas às outras. Com a divisão social do trabalho estão dados: a distribuição desigual, tanto quantitativa quanto qualitativamente, do trabalho e de seus produtos; portanto, está dada a propriedade, que já tem seu embrião, sua primeira forma, na família, onde a mulher e os filhos são escravos do homem.
Adaptado de Karl Marx. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo,2007, p.36.
Assinale a opção que caracteriza corretamente a concepção materialista da divisão social do trabalho.

A respeito da concepção de fato social de É. Durkheim, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A primeira regra do método sociológico é a que sugere considerar os fatos sociais como realidade psicológica, vale dizer, como elementos próprios da consciência individual. ( ) Os fatos sociais são definidos pelo princípio da coercitividade, vale dizer, da força que exercem sobre os indivíduos, obrigando-os, mediante o constrangimento, a se conformar com as regras, normas e valores vigentes. ( ) O método sociológico é científico, mas não segue as mesmas regras dos fenômenos naturais, uma vez que os fenômenos sociais devem ser interpretados circunstancialmente, não sendo possível criar leis gerais.
As afirmativas são, respectivamente,