Filtrar


Questões por página:
“A membrana citoplasmática bacteriana, também chamada membrana plasmática, é uma estrutura de aproximadamente 8 nm de espessura. Esta estrutura forma uma barreira responsável pela separação do meio interno (citoplasma) e externo, sendo vital para a célula. Como a maioria das membranas biológicas, a membrana plasmática das bactérias é composta por proteínas (60%) imersas em uma bicamada de lipídeos (40%), sendo os fosfolipídeos os mais importantes. As proporções dos componentes são variáveis, dependendo da espécie bacteriana e das condições de cultivo.”
(TRABULSI, L.R.; ALTERTHUM, F. Microbiologia.6 ed. São Paulo: Atheneu,2015.888 p.).

Quanto às funções da membrana plasmática da célula bacteriana, todas as alternativas são verdadeiras, EXCETO:
Durante a gestação, quase todas as glândulas endócrinas maternas reagem de modo acentuado, resultando num aumento metabólico da mãe, mas também, até certo ponto, dos efeitos dos hormônios placentários sobre a hipófise e outras glândulas. Considere as afirmações e assinale a alternativa que apresenta apenas as proposições CORRETAS.

I. O estrógeno é o principal hormônio responsável pelo aumento do útero materno, das mamas e da genitália externa da mãe.
II. A progesterona diminui a contração da musculatura uterina e de toda musculatura lisa do corpo.
III. O hormônio melanócito estimulante induz o escurecimento da linha alba, aréolas e, em alguns casos, provoca manchas na pele.
IV. O estrógeno é o principal responsável pela constipação causada pela diminuição da motilidade do trato gastrointestinal.
V. O estrógeno aumenta a sensibilidade do centro respiratório ao dióxido de carbono, promovendo aumento de até 50% na frequência respiratória.
A partir dos organismos relativamente simples que marcam o início da vida na Terra, a evolução animal produziu formas mais complexamente organizadas. Enquanto um organismo unicelular executa todas as funções vitais no confinamento de uma única célula, um animal multicelular é uma organização de unidades subordinadas unidas em um sistema hierárquico. A despeito das vastas diferenças da complexidade estrutural dos organismos, assinale a alternativa CORRETA:
"Quando olhamos para o genoma dos organismos, encontramos diversas variações e os cromossomos sexuais representam só um tipo de polimorfismo. Na biologia, ter os machos e as fêmeas é muito significativo, pois permite a reprodução sexuada e, consequentemente, gerar toda a diversidade biológica que temos”
(WASKO, A.P.; ALVES, V.N. Pesquisa ajuda a desvendar variações e padrões em cromossomos sexuais e b de espécies evolutivamente independentes – parte I,2020 - adaptado. Disponível em: https:// www.blogs.unicamp.br/dnaexplica/2020/10/05/pesquisa-ajuda-adesvendar-variacoes-e-padroes-em-cromossomos-sexuais-e-bde-especies-evolutivamente-independentes-parte-i/ Acesso em: 12.jul.2022).

Sobre os fatores e sistemas determinantes do sexo biológico, podemos AFIRMAR que:
Os ciclos de vida dos parasitas evoluem para facilitar a dispersão e superar as defesas do hospedeiro. Em alguns, os ovos fertilizados são expelidos com as fezes do hospedeiro e posteriormente ingeridos por outros hospedeiros. A maioria das espécies de parasitas, no entanto, possui ciclos de vida complexos, envolvendo um ou mais hospedeiros intermediários e vários estágios larvais. Tais ciclos, ao tempo em que auxiliam a colonização dos parasitas em novos hospedeiros, podem também possibilitar oportunidades para que o homem interrompa o ciclo com medidas higiênicas.
Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta o parasita que possui a maior quantidade de hospedeiros intermediários participando do seu ciclo de vida.