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A análise do perfil do cargo torna o processo de recrutamento e seleção mais preciso. Facilitará também a definição dos testes que poderão ser aplicados durante a seleção dos candidatos. Com a análise do perfil do cargo, o recrutador será capaz de delimitar por onde procurar e quais características e aptidões o profissional deverá ter para uma previsão de bom desempenho futuro. Um dos fatores comumente utilizados é o mental, que visa:
Uma ideia interessante e importante que se desenvolveu na passagem para o século XXI é a aprendizagem organizacional, que significa o processo coletivo de adquirir competências, para enfrentar novas situações e resolver problemas. Para colocar em prática a aprendizagem organizacional, Peter Senge propõe cinco disciplinas, entre elas estão os modelos mentais, que significa:
Considerando os conceitos de estruturas organizacionais no terceiro milênio, analise as afirmativas a seguir.
I. A divisão do trabalho, departamentalização funcional, cadeia de comando, descentralização, assessoria e outros princípios de organização não são perenes.
II. O processo de estruturação não é situacional.
III. A estrutura que é eficaz em um momento deixa de ser em outro.
IV. A estrutura que é adequada para uma empresa comercial não serve para uma instituição religiosa.
V. À medida que o século XX chegou ao final, a situação motivou a reformulação das grandes estruturas. Preservando os princípios pioneiros da organização, seus sucessores viram-se forçados a adaptar a estrutura à situação, para sobreviver e manter sua eficácia. Essa adaptação foi feita por meio da prática do “enxugamento”.
VI. Downsizing (enxugamento) é a prática de diminuir o tamanho das organizações por meio da redução do número de níveis hierárquicos e da quantidade de funcionários.
Está correto o que se afirma apenas em
O processo de comunicar metas e objetivos aos membros no qual os gestores anunciam, esclarecem e promovem os alvos para que os esforços devam ser direcionados é definido como:
Luther Gulick e LyndallUrwick ocuparam-se de formular teorias para o entendimento e a administração das organizações. Urwick, em diversos trabalhos publicados no final da década de 1930, empenhou-se também em desenvolver princípios de organização. Considerando que ele identificou oito princípios que se aplicavam a todas as organizações, relacione adequadamente os princípios às suas respectivas características.
1. Objetivo. 2. Correspondência. 3. Responsabilidade. 4. Princípio escalar. 5. Amplitude de controle. 6. Especialização. 7. Coordenação. 8. Definição.
( ) Cada pessoa deve ter apenas uma função. ( ) Cadeia de comando. ( ) Reunir, unificar e harmonizar toda a atividade e esforço. ( ) Autoridade e responsabilidades deveriam ser iguais. ( ) Nenhum chefe pode supervisionar o trabalho de mais de cinco ou seis subordinados. ( ) Toda organização deveria ser a expressão de um propósito. ( ) Cada tarefa deve estar claramente especificada. ( ) Cada pessoa investida de autoridade é responsável pelo trabalho de seus subordinados.
A sequência está correta em