Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
O conhecimento deve ser o referente teórico que dá sentido global ao processo de realizar uma avaliação, podendo diferir segundo a percepção teórica que guia a avaliação. Aqui está o sentido e o significado da avaliação e, como substrato, o da educação.
mostrar texto associado
Para o cumprimento dos objetivos educacionais, é necessário, apenas, que os educadores se dediquem aos aspectos internos da escola e do ensino, pois é na sala de aula que esses aspectos se concretizam.
mostrar texto associado
A avaliação escolar é um meio e não um fim em si mesma; está delimitada por uma determinada teoria e por uma determinada prática pedagógica. Ela não ocorre num vazio conceitual, mas está dimensionada por um modelo teórico de sociedade, de homem, de educação e, consequentemente, de ensino e de aprendizagem, expresso na teoria e na prática pedagógica.
mostrar texto associado
Os educadores devem buscar uma atualização periódica dos seus saberes, pois são constantes os desafios de uma formação docente que vise às práticas pedagógicas e esteja pautada na reflexão, que reconfigura os saberes como forma de diminuir a dicotomização entre o saber científico e o saber popular, através de um tratamento para a relação entre a teoria e prática objetivando a práxis.
mostrar texto associado
A Pedagogia Tecnicista busca sua concepção de aprendizagem na psicologia comportamental. Esta buscou adquirir o “status” de ciência, libertando-se da introspecção e fundamentando-se na lógica científica dominante que lhe garantisse a objetividade das ciências da natureza. Seu principal foco de preocupação são as mudanças comportamentais que possam ser cientificamente observadas, portanto, quantificadas.