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O trabalho psicopedagógico requer, dentre diversas atribuições, a necessidade do profissional buscar a supervisão. Apesar de não ser estabelecida dentro do código de ética do psicopedagogo, a supervisão é um espaço de formação e de análise da prática que propiciam novas perspectivas de atuação e, por isso, cabe ao profissional buscá-la em todo seu processo de atuação.

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As oficinas psicopedagógicas permitem a vivência prática de aspectos teóricos sócio-interacionistas e construtivistas de um modo mais abrangente, uma vez que os ensinantes e os aprendentes tornam-se mediadores coletivos nos movimentos de processar, produzir e desenvolver conhecimento.

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O Atendimento Educacional Especializado (AEE) transforma as práticas substitutivas e excludentes da Educação Especial em práticas inclusivas, sendo respaldado pela Constituição Federal de 1988, que prescreve, em seu art.208, “o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino”. Ou seja, o AEE constitui um serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

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A escuta psicanalítica é uma das ferramentas mais importantes da clínica psicopedagógica. O profissional precisa estar atento e curioso, como diz Lacan, para poder sinalizar e pontuar sua fala com o objetivo de fazer o sujeito se ouvir. Uma das técnicas utilizadas na psicopedagogia presente no Manual de Diagnóstico Prático Psicopedagógico de Simaia Sampaio, e que requer uma base fundamentada na Psicanálise, são as Provas Projetivas.

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Vygotsky construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada histórico-social.