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Concurso:
Universidade Federal de Minas Gerais
Disciplina:
Enfermagem
Um enfermeiro da unidade de saúde que atende servidores públicos federais de uma universidade deparou-se com a seguinte situação: um funcionário que trabalha na cozinha do restaurante universitário procurou a unidade de saúde em decorrência de um ferimento corto-contuso em membro superior direito de grande extensão. Com base nisso, o enfermeiro realizou a avaliação primária do trauma. Dentre os aspectos a serem analisados nessa avaliação, cabe citar o componente relacionado à circulação.
A respeito da avaliação primária da vítima do trauma, no que tange à circulação, é CORRETO afirmar que se deve
A respeito da avaliação primária da vítima do trauma, no que tange à circulação, é CORRETO afirmar que se deve
Concurso:
Universidade Federal de Minas Gerais
Disciplina:
Enfermagem
Considerando a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem n.º 564/2017, em seu capítulo V, que dispõe das infrações e penalidades, é CORRETO afirmar que a
Concurso:
Universidade Federal de Minas Gerais
Disciplina:
Enfermagem
L. A. M., enfermeira da unidade ambulatorial de pacientes cardiológicos, realizou com a equipe e/ou com os usuários do serviço as seguintes práticas educativas no último mês:
1) Orientação a cada um dos usuários da unidade acerca da importância dos tratamentos não farmacológicos, como alimentação e prática de exercícios físicos. Para tanto, respeitou a singularidade dos sujeitos e analisou todos os fatores que poderiam interferir nesse processo educativo, como, por exemplo, os determinantes sociais.
2) Realização da ação educativa com os profissionais do setor relacionada à temática do trabalho em equipe, tendo em vista a identificação desse problema por parte do pessoal. A enfermeira buscou valorizar o conhecimento de cada membro do grupo, além de estimular que os profissionais realizassem uma análise crítica-reflexiva sobre o problema, de forma a transformar a realidade daquela unidade.
3) Oferecimento de atividade educativa voltada à utilização do novo aparelho de eletrocardiograma que foi adquirido pela unidade. A referida atividade aconteceu com todos os profissionais de enfermagem do setor em um encontro único.
As três ações são exemplos, respectivamente, das seguintes práticas educativas:
1) Orientação a cada um dos usuários da unidade acerca da importância dos tratamentos não farmacológicos, como alimentação e prática de exercícios físicos. Para tanto, respeitou a singularidade dos sujeitos e analisou todos os fatores que poderiam interferir nesse processo educativo, como, por exemplo, os determinantes sociais.
2) Realização da ação educativa com os profissionais do setor relacionada à temática do trabalho em equipe, tendo em vista a identificação desse problema por parte do pessoal. A enfermeira buscou valorizar o conhecimento de cada membro do grupo, além de estimular que os profissionais realizassem uma análise crítica-reflexiva sobre o problema, de forma a transformar a realidade daquela unidade.
3) Oferecimento de atividade educativa voltada à utilização do novo aparelho de eletrocardiograma que foi adquirido pela unidade. A referida atividade aconteceu com todos os profissionais de enfermagem do setor em um encontro único.
As três ações são exemplos, respectivamente, das seguintes práticas educativas:
Concurso:
Universidade Federal de Minas Gerais
Disciplina:
Enfermagem
Dentre os elementos descritos na Norma Regulamentadora 32, cabe destacar a vacinação dos trabalhadores, como medida de prevenção para os riscos biológicos. Para tanto, a vacinação dos trabalhadores deve obedecer às recomendações do Ministério da Saúde acerca das imunizações.
Considerando a norma mencionada e o Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação do Ministério da Saúde, é INCORRETO afirmar que
Considerando a norma mencionada e o Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação do Ministério da Saúde, é INCORRETO afirmar que
Concurso:
Universidade Federal de Minas Gerais
Disciplina:
Enfermagem
Conforme da Norma Regulamentadora 32, considera-se risco biológico a probabilidade da exposição ocupacional a agentes biológicos. Portanto, uma das medidas de se analisar esse risco é estratificar os agentes biológicos aos quais os trabalhadores estão expostos, segundo sua classe de risco.
Com base na classificação dos agentes biológicos por classe de risco, é CORRETO afirmar que, na
Com base na classificação dos agentes biológicos por classe de risco, é CORRETO afirmar que, na