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O senso comum foi objeto de inúmeras definições pela Sociologia. As teorias sociológicas contemporâneas, especialmente as de base interacionista, afirmam que o senso comum é
No livro “Grupos Étnicos e suas fronteiras”, o antropólogo Fredrik Barth refere-se às identidades dos grupos étnicos como um fenômeno relacional: “As distinções étnicas não dependem de uma ausência de interação social e aceitação, mas são, muito ao contrário, frequentemente as próprias fundações sobre as quais são levantados os sistemas sociais englobantes”. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a que está corretamente relacionada ao vocabulário empregado por Barth.
Leia atentamente as assertivas abaixo e identifique os seus respectivos autores - se Weber, Durkheim ou Marx.
I. “O concreto é concreto porque é a síntese de múltiplas determinações, isto é, unidade do diverso. Aparece no pensamento como processo de síntese, como resultado, não como ponto de partida, ainda que seja o efetivo ponto de partida e, em consequência, o ponto de partida também da intuição e da representação” II. “No campo das ciências sociais, [...] o que nos interessa é o aspecto qualitativo dos fatos. [...] Nas ciências sociais, se trata da intervenção de fenômenos espirituais, cuja compreensão por revivência constitui uma tarefa especificamente diferente da que poderiam, ou quereriam, resolver as fórmulas do conhecimento exato da natureza.” III. “Muitas vezes se pensou que tais fenômenos [sociais], por causa de sua extrema complexidade, ou eram refratários à ciência, ou só poderiam entrar nela reduzidos a suas condições elementares, sejam psíquicas, sejam orgânicas, isto é, despojados de sua natureza própria. Procuramos estabelecer, ao contrário, que era possível tratá-los cientificamente sem nada retirar-lhes de seus caracteres específicos.”
I. “O concreto é concreto porque é a síntese de múltiplas determinações, isto é, unidade do diverso. Aparece no pensamento como processo de síntese, como resultado, não como ponto de partida, ainda que seja o efetivo ponto de partida e, em consequência, o ponto de partida também da intuição e da representação” II. “No campo das ciências sociais, [...] o que nos interessa é o aspecto qualitativo dos fatos. [...] Nas ciências sociais, se trata da intervenção de fenômenos espirituais, cuja compreensão por revivência constitui uma tarefa especificamente diferente da que poderiam, ou quereriam, resolver as fórmulas do conhecimento exato da natureza.” III. “Muitas vezes se pensou que tais fenômenos [sociais], por causa de sua extrema complexidade, ou eram refratários à ciência, ou só poderiam entrar nela reduzidos a suas condições elementares, sejam psíquicas, sejam orgânicas, isto é, despojados de sua natureza própria. Procuramos estabelecer, ao contrário, que era possível tratá-los cientificamente sem nada retirar-lhes de seus caracteres específicos.”
“Uma imigrante boliviana conta que, ao entrar em um ônibus, é comum que alguns passageiros tapem o nariz e façam gestos depreciativos como se ela não houvesse tomado banho.” (Farah,2017, p.18). Assinale qual noção melhor expressa essa situação descrita.
De acordo com Tiryakian, há indicações suficientes para se sugerir que o projeto intelectual ambicioso de Durkheim era constituído por três metas interligadas, as quais representam o pensamento de Durkheim. Sobre essas, analise as afirmativas abaixo:
1. Estabelecer a Sociologia como uma disciplina científica e rigorosa. 2. Proporcionar a base da unidade e unificação das Ciências Sociais. 3. Proporcionar a base empírica, racional e sistemática da religião civil da sociedade moderna. 4. Proporcionar uma base eminentemente política para a Sociologia.
Assinale
1. Estabelecer a Sociologia como uma disciplina científica e rigorosa. 2. Proporcionar a base da unidade e unificação das Ciências Sociais. 3. Proporcionar a base empírica, racional e sistemática da religião civil da sociedade moderna. 4. Proporcionar uma base eminentemente política para a Sociologia.
Assinale