Filtrar


Questões por página:
De acordo com o Decreto nº 5.626/2005, é correto afirmar:
No que concerne à Lei nº 13.146/2015, pode-se afirmar que:

Leia as afirmativas sobre a Surdez, a partir um olhar sócio-antropológico:

I) Artefatos culturais são uma das manifestações de um grupo minoritário que sustenta seus discursos afirmativos a partir do seu modo de vida.

II) As experiências visuais são formas de construção de sentido para a comunidade surda.

III) A subjetividade surda é uma manifestação identitária por meio da língua e da cultura.

IV) O ato de buscar uma identidade semelhante ao ouvinte é uma ideia de enquadramento social e padrão para a comunidade surda.

V) Um modelo e padrão ouvinte, principalmente em busca de uma perfeita vocalização, é uma subjetividade da surdez a partir de um olhar sócio-antropológico.

Assinale a alternativa que representa somente as afirmativas CORRETAS.

Pode-se afirmar, a partir dos estudos de Martins & Nascimento (2015), que:

Com base nos estudos apresentados por Pereira (2015), marque (V) para VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) A autora realiza uma reflexão sobre a tipologia aplicada da interpretação das Línguas de Sinais.

( ) A autora apresenta um estudo de caso sobre o intérprete educacional no ensino superior, em especial na atuação nos cursos de mestrado e doutorado em linguística, literatura e estudos da tradução.

( ) A autora, a partir dos estudos de Schjoldager (1997), distingue a interpretação comunitária da não comunitária a partir de diversos aspectos relacionados ao cliente e à atuação.

( ) O termo intérprete interlíngue/interpretação interlíngue é utilizado pela autora para marcar o sujeito e o fenômeno do bilinguismo, que trata da mediação de interações faladas entre pessoas que não têm ou não se sentem com proficiência suficiente na outra língua, em contraste apenas com intérprete/interpretação, significando a compreensão subjetiva e consequente reação a um enunciado, ideia ou manifestação cultural.

( ) A autora usa materiais de interpretação que podem, também, ser caracterizados como do tipo comunitária, embora em alguns casos, como em uma reunião de professores em que participam docentes ouvintes e surdos, esta distinção não fique muito marcada.

A alternativa que indica a sequência CORRETA é: