Filtrar


Questões por página:
Analise as frases abaixo sobre o diabetes melito. I) O Tipo I está associado à elevada produção de insulina pelo pâncreas. II) É um distúrbio associado à incapacidade de as membranas celulares captarem eficientemente a glicose para dentro da célula. III) O Tipo II é adquirido e está relacionado com o sobrepeso. De acordo com Foss e Keteyian (2014), assinale a afirmativa CORRETA.
Em relação aos sistemas defensivos adotados no handebol, propostos na obra de Rose Júnior (2006), associe a segunda coluna com a primeira. I) Sistema defensivo Zonal II) Sistema defensivo Combinado III) Sistema defensivo Individual ( ) É um tipo de sistema que utiliza a marcação por pressão o tempo todo, com o objetivo de desajustar o ritmo de jogo, dificultar os passes e os deslocamentos ofensivos. ( ) Um tipo de defesa empregado contra equipes que possuam jogadores atacantes dotados de habilidades individuais diferenciadas tanto em nível de arremesso quanto na capacidade de organização de jogo ofensivo, podendo ser utilizado com cinco jogadores na primeira linha de defesa e um exercendo marcação individual. ( ) É utilizado em função dos procedimentos táticos individuais e coletivos ofensivos empregados pelas equipes de handebol, sendo que toda formação defensiva desta natureza é caracterizada por ser organizada por seis postos específicos, no qual cada defensor é responsável por determinado posto. ( ) Neste sistema, em determinada situação, quando se está em inferioridade numérica, por exemplo, os cinco defensores devem estar ligados aos conceitos táticos que visam proteger o semicírculo espacial central da defesa. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo:
De acordo com Betti e Zuliani (2002), a avaliação em Educação Física tem características e dificuldades comuns aos demais componentes curriculares, mas também apresenta peculiaridades. Com relação à avaliação, analise as frases abaixo e assinale a alternativa CORRETA. I) A avaliação sempre deve ser realizada, na medida em que serve para afirmar a ação pedagógica, atribuindo uma nota ao aluno. II) É importante informar ao aluno quais são os momentos de avaliação formal, e quais aspectos serão avaliados e transformados em conceito. III) A avaliação deve englobar os domínios cognitivo, afetivo ou emocional, social e motor. IV) Testes de desempenho de habilidades ou capacidades físicas somente são condenáveis se utilizados como único instrumento ou estiverem descontextualizados do programa, avaliando aspectos que não foram objeto de ensino.
Dentro da evolução da modalidade coletiva voleibol, buscaram-se os melhores gestos técnicos, ou fundamentos para rebater e redirecionar a bola em cada contato com a mesma, possibilitando o surgimento de variações técnicas para cada ação (ROSE JUNIOR,2006). Em relação aos fundamentos técnicos do voleibol e suas aplicações segundo o referido autor, é INCORRETO afirmar que:
Elenor Kunz (2006) apresenta um capítulo sobre “o estudo do movimento humano”, a fim de interpretá-lo e analisá-lo enquanto referência teórica para orientação e a condução da prática pedagógica da Educação Física. Nesse sentido, aborda o interesse na análise do movimento na dança, sobre a qual podemos elencar algumas afirmativas. Analise as afirmativas abaixo a esse respeito. I) A tendência da desportivização na dança avança na medida em que ela adquire espaço de apresentação na forma competitiva. II) A caracterização mais típica para a dança e os seus movimentos é, sem dúvida, a constante busca da alegria e do prazer proporcionado por movimentos ritmados e compassados, desenvolvendo de forma tecnicista funções mímicas e pantomímicas. III) Um sentido pedagógico da dança seria o desenvolvimento de um ser humano mais orientado pelo estético do que pelo lógico, mais emocional-afetivo do que intelectual-racional; IV) Os movimentos na dança são, em geral, um ritual de imitação/representação de movimentos da natureza, do mundo da vida ou dos deuses, consistindo na formação de figuras que, pelo acompanhamento de sons musicais, desenvolvem uma linguagem própria e rica em sentidos e significados. Com base na obra do referido autor, assinale a alternativa que melhor representa a(s) afirmativa(s) INCORRETA(S):