Filtrar


Questões por página:
Uma lente é um objeto transparente que necessariamente é limitado por duas superfícies refratoras e possui um eixo central em comum. Raios luminosos podem mudar a direção ao penetrar em lentes. Um exemplo claro desse desvio é quando a lente está imersa no ar. Qual das alternativas abaixo explica o desvio dos raios luminosos em lentes?
Uma partícula carregada ao entrar em um campo magnético percorre uma trajetória circular que pode ter o sentido horário ou anti-horário. Sobre a velocidade de movimento dessa partícula, pode-se afirmar que

Imagem associada para resolução da questão

Os elétrons livres que existem em um fio de cobre se movem em direções aleatórias com velocidades superiores a 1.000.000 m/s. Se elétrons de condução passarem em um plano imaginário perpendicular a um fio de cobre, podemos afirmar que tem-se uma corrente elétrica nesse fio?

A figura abaixo apresenta um disco de raio 20 cm e massa 400 g, que está suspenso por um fio preso ao seu centro. O disco é girado levemente para a direita e liberado. O fio possui uma constante de torção igual a 0,2 N.m/rad, capaz de fazer o disco oscilar em torno do eixo do fio.

Imagem associada para resolução da questão

Com base nos dados, calcule o valor do período de oscilação do disco.