Filtrar


Questões por página:
No decorrer da história do teatro a ocupação do espaço cênico esteve intrinsecamente vinculada às práticas, hábitos e disputas sociais. Ora a rua, ora a sala, ora os territórios inesperados, o espaço teatral configura-se assim, como propulsor de experiências estéticas, onde suas formas e memórias estabelecem também relações próprias entre cena e espectadores. Refletindo sobre uso do espaço cênico, acerca de sua historicidade é possível afirmar corretamente que
A educação brasileira incorporou o ensino do teatro a partir da Lei 5.692/71, que tornou obrigatório o ensino da arte no ensino fundamental (antigo primeiro grau) e no ensino médio (antigo segundo grau). A Lei instituía a disciplina de educação artística, tendo o professor polivalente como profissional que deveria ser fluente nas diversas linguagens artísticas (plástica, cênica e musical) e ministrar o conteúdo de forma integrada. Sobre esse período, assinale a alternativa correta.
Segundo os parâmetros curriculares nacionais, o ensino do teatro deve considerar a formação do educando sob três eixos de desenvolvimento, quais sejam: expressão e comunicação, produção coletiva, produto cultural e apreciação estética. Nesse sentido, quanto às competências e habilidades é correto afirmar que o educando deve
A abordagem que vem se consolidando a partir dos anos 80 - pós ditadura, no ensino do teatro no Brasil considera a perspectiva pedagógica teatral como um sistema de representação semiótico autônomo, visando, não a formação específica de artistas, mas, sim, à fluência das complexas formas humanas de expressão que movimentam processos afetivos, cognitivos e psicomotores. Assinale a alternativa que concorda com essa abordagem.

Segundo a reforma curricular do Ensino Médio, Lei 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes de Base Nacional (Lei 9.394/1996), quanto à obrigatoriedade do ensino da arte, analise as afirmativas abaixo:


I. Deve ser contemplado em todos ou em parte dos anos do ensino médio a critério dos sistemas de ensino.

II. Compete somente ao itinerário formativo podendo ser escolhida pelo aluno de acordo com seus interesses profissionais.

III. Compõe a área do conhecimento de linguagens e suas tecnologias, que junto às demais áreas da formação geral básica deve ter uma carga horária máxima de 1800 (mil e oitocentas) horas.

IV. Deve considerar o contexto e a interdisciplinaridade, podendo ser desenvolvido por projetos, oficinas, laboratórios entre outras estratégias de ensino-aprendizagem que rompam com o trabalho isolado apenas em disciplinas.

V. Abrange a cultura afro-brasileira e indígena, bem como as expressões regionais desenvolvendo as linguagens da dança, da música e do teatro.


Assinale