Filtrar


Questões por página:
Os conteúdos de ensino em Educação Física podem ser divididos em categorias de modo a contemplar a concepção de educação integral. Os conteúdos associados ao “saber fazer” são denominados como:
Sobre o processo de avaliação, analise as afirmativas a seguir.

I. Ao final do período letivo o professor João de Educação Física faz uma avaliação para verificar a evolução dos seus alunos em relação ao temas trabalhados. II. Ao iniciar o processo de ensino de uma modalidade de dança o professor João de Educação Física faz um levantamento do que seus alunos já sabem sobre este tema. III. A longo do processo de ensino o professor João de Educação Física realiza atividades avaliativas com vista a verificar o andamento do processo ensino-aprendizagem e havendo necessidade, readequá-lo.

Os tipos de avaliação apresentados nas afirmativas I, II e III respectivamente são:
O esporte quando não ressignificado ao ambiente educacional assume a forma de uma concepção denominada por Betti (1998) esporte como esporte espetáculo sendo este um produto típico da cultura ocidental. Sobre a manifestação do esporte na forma de esporte espetáculo, analise as afirmativas a seguir.
I. É fruto da modernidade capitalista e visa o lucro, o máximo rendimento industrial e tecnológico. II. Anseia a dominação da natureza (via ciência) e o domínio político como alicerce da exploração econômica. III. Resulta de uma secularização da vida social, elimina, porém, características religiosas e rurais próprias dos antigos jogos e festividades medievais, tornando-se um protótipo da vida urbana sem vínculos religiosos.

Sobre as características do esporte espetáculo, estão corretas as afirmativas:
O esporte pode ser compreendido como uma atividade competitiva, institucionalizada, que envolve esforço físico rigoroso ou o uso de habilidades motoras relativamente complexas. Bracht (1992) destaca o antagonismo entre o esporte na escola (esporte rendimento) e o esporte da escola (esporte educacional). Assinale a alternativa que representa uma característica do esporte da escola.
O jogo pode ser definido como uma forma de competição prazerosa cujo resultado é determinado por habilidades motoras, estratégias ou chances, isoladamente ou em combinação. Sobre a vertente dos jogos denominada “Jogos Cooperativos” analise as afirmativas a seguir.

I. Há o favorecimento à promoção da autoestima e a potencialização de valores e atitudes que melhoram o desenvolvimento da sociedade, tais como a solidariedade, a confiança e o respeito mútuo. II. As atividades são realizadas com o objetivo de proporcionar aos seus participantes a máxima diversão, sem a preocupação em competir exclusivamente. III. Por meio dos jogos cooperativos é possível desenvolver-se a meritocracia pois o resultado do jogo deve refletir a maior aptidão entre os oponentes.

Sobre os Jogos Cooperativos estão corretas as afirmativas: