Filtrar


Questões por página:
Imagem associada para resolução da questão

O documentário de Fabrício Bittar, “Amor Sertanejo” (2020), retrata a evolução desse gênero musical, sua força econômica e sua capacidade de inspirar o comportamento da juventude no Brasil.
A respeito do fenômeno sertanejo, seu sucesso comercial e sua influência cultural, analise as afirmativas a seguir.
I. O sucesso do sertanejo se deve, entre outros, à capacidade de atualizar sua sonoridade, tendo incorporado elementos de outros gêneros, como o rock acústico, o funk e o pop.
II. O predomínio da música sertaneja revela a afirmação de uma nova identidade cultural brasileira, apoiada no estilo caipira e em um ideal de vida rural, simples e campestre.
III. A ascensão de cantoras nos palcos do sertanejo, o movimento do “feminejo”, mostra a força da mensagem de autonomia e liberdade femininas das canções, sem aderir ao feminismo tradicional.
Está correto o que se afirma em
Imagem associada para resolução da questão

Em agosto de 2022, a presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, visitou Taipei, capital de Taiwan, gerando tensão diplomática entre americanos e chineses.
A respeito do status da ilha do sudeste asiático, assinale a afirmativa correta.
Desde o início de 2022, o cenário econômico global tem piorado, tanto em termos dos dados recentes, quanto das expectativas, como pode-se comprovar pelos relatórios do Fundo Monetário Internacional (FMI) do primeiro semestre do ano corrente.
A respeito desse cenário econômico, assinale a afirmativa que descreve corretamente um fator responsável pela queda nas projeções de crescimento no mundo.

Observe a tabela com os principais torneios esportivos organizados pelo Qatar desde 2005.


Imagem associada para resolução da questão


A respeito do esporte como estratégia de soft power pelo Qatar, analise as afirmativas a seguir.


I. O Qatar é um emirado cujo parlamento consultivo, eleito por sufrágio universal, é responsável pelo reconhecimento internacional do país, incluindo a organização de eventos esportivos.

II. O investimento em esportes é um meio de o Qatar projetar uma imagem de país cosmopolita, de mostrar como um país islâmico pode dialogar com os valores culturais do Ocidente.

III. O esporte é uma oportunidade para demonstrar a capacidade de expansão do país, de sua habilidade em atrair novos investimentos e parcerias, e de sua posição estratégica no mundo globalizado.


Está correto o que se afirma em

Imagem associada para resolução da questão

“O que ela na verdade quer dizer é que...”. Cena de campanha da Gilette sobre mansplaining: quando um homem explica algo que foi dito por uma mulher, assumindo que ela não é capaz de dissertar sobre o assunto.
Em 2019, a marca de aparelhos de barbear Gilette divulgou um novo vídeo publicitário em que fazia referência ao seu slogan clássico, The Best a Man Can Get (O melhor que um homem pode ter), reformulando-o em uma indagação: Is this the best a man can get? (É isto o melhor que um homem pode ser?). Enquanto a primeira campanha fortalecia os ideais de uma certa masculinidade – ter êxito no esporte e na carreira e formar uma família heterossexual –, a de 2019 retratou cenas de um mundo masculino intoxicado por violências: sexismo no ambiente de trabalho, assédio sexual e bullying, por exemplo.
Com base no debate sobre masculinidade proposto pela campanha da Gilette, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A campanha aborda criticamente qualidades tradicionalmente valorizadas nos homens, como a resolução de conflitos pela força e a não demonstração de fragilidades.
( ) A campanha reconhece que as masculinidades são construídas com base em normas culturais, sociais e contextuais e que, portanto, podem ser mudadas.
( ) A campanha reflete a tendência de associar marcas a causas do ativismo social, de modo a forjar uma identidade entre o produto e um setor de consumidores.
As afirmativas são, respectivamente,