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A governança de TI contrapõe-se à ideia de que a área de TI da organização é uma caixa preta. Para tanto, ela orienta a gestão por meio de áreas de domínios relevantes, que podem contribuir na tomada de decisão com transparência quanto a recursos, prazos e prioridades, visando ao alinhamento das estratégias de TI com as estratégias de negócio. As áreas de domínio podem incluir princípios, arquiteturas e infraestrutura de TI, além de aplicações de negócios e estratégias de investimentos e operações.
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O livro Melhoria Contínua de Serviços, incluído na versão 3 do ITIL, apresenta uma visão de ciclo de vida embasado no modelo PDCA (plan, do, check, act).
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O grau de governança de uma organização pode ser avaliado, entre outras formas, por meio de níveis de maturidade dos processos de TI. O COBIT 4.1 sugere seis níveis, sendo o nível 3 caracterizado pela existência de métricas de desempenho das atividades pertinentes para monitorar e avaliar o processo em seus mínimos detalhes.
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O modelo entidade relacionamento pode ser utilizado para modelar conceitualmente um banco de dados, independentemente do SGBD usado para sua implementação. Essa recomendação, no entanto, se torna cada vez menos eficaz na medida em que se faz necessário realizar a evolução, manutenção, adaptação, aperfeiçoamento, ou integração com sistemas existentes.
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A visão interna de um banco de dados é uma representação de baixo nível descrita por meio de um esquema interno no qual estão descritos os registros físicos de armazenamento dos dados.