Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
O emprego do modo subjuntivo em “quiserem” (L.7) revela que, na construção da textualidade, a intenção do autor do argumento é sugerir que há nações que resistem a “estar nesse tempo” (L.8).
mostrar texto associado
Com o emprego da primeira pessoa do plural, a partir da linha 9, o entrevistado estabelece a distinção argumentativa entre as pessoas da era da informação e da tecnologia — nós — e as pessoas contrárias às linhas férreas — “Elas” (L.5).
mostrar texto associado
O trecho “Quem disser (...) cavalos” (L.3-6) apresenta, em forma narrativa, um episódio histórico que, comparado com o que ocorre atualmente, serve como argumento em favor da ideia de que será impossível “nos desligarmos dessa dependência tecnológica” (L.9-10).
mostrar texto associado
Ao empregar o futuro do presente do indicativo em “favorecerá” (L.17) e “reforçará” (L.18), o autor faz uma previsão de duas características que distinguirão da sociedade atual a “nova sociedade” (L.15).
mostrar texto associado
Dadas as relações de coerência do texto, o termo “nova sociedade cosmopolita” (L.15) deve ser interpretado como sinônimo textual de “universo de redes” (L.14-15).