Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Considere um transformador trifásico ideal de dois enrolamentos, o primário em estrela aterrada e o secundário em estrela isolada, cujo circuito equivalente conectado à montante do primário tenha impedância equivalente Zp = 1/30º Ω e tensão de alimentação de linha igual a 100√3 V. Caso ocorra um curto-circuito trifásico no secundário desse transformador, a corrente que fluirá, em regime permanente, pelos enrolamentos do primário do transformador será igual a 100/-30º A.

mostrar texto associado
O transformador ideal é um modelo com várias simplificações em relação a um transformador real, como inexistência de dispersão do fluxo magnético em volta das espiras dos enrolamentos, indutâncias próprias e mútuas dos enrolamentos tendendo para infinito, e inexistência de qualquer perda de energia.
mostrar texto associado
Transformadores elevadores em unidades geradoras são fundamentais para viabilizar transmissão de energia a longas distâncias, pois permitem reduzir as perdas por efeito Joule nas linhas de transmissão, à medida que a tensão secundária aumenta.
mostrar texto associado
Se a rede no interior da caixa preta for um circuito L-C série, com L = 8 H e C = 2 F, a corrente que fluirá pela fonte será i(t) = 4sen(t/2) A, quando for atingido o regime permanente em t > 0.
mostrar texto associado

Se o circuito no interior da caixa preta for um circuito R-C série, com R = 0,5 Ω e C = 1 F, a corrente que fluirá pela fonte se comportará de acordo com i(t) = 4e-2t A, para t ≥ 0.