Questões de Concurso
Filtrar
2.273 Questões de concurso encontradas
Página 255 de 455
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
ANATEL
Disciplina:
Jornalismo
mostrar texto associado
O efeito de consonância, associado ao estudo da construção social da realidade pelos meios de comunicação de massa, é consequência das rotinas produtivas, dos critérios de noticiabilidade e da cultura profissional dos jornalistas. Como resultado desse conjunto de fatores, os noticiários apresentam mais semelhanças do que diferenças - sejam as manchetes, as chamadas de primeira página ou o lide das principais notícias.
Concurso:
ANATEL
Disciplina:
Jornalismo
mostrar texto associado
O estudo das funções dos meios de comunicação na sociedade interrompeu a tradição da análise dos efeitos dos meios de comunicação na sociedade, de modo que a perspectiva dos efeitos foi complemente superada na tradição norte-americana de pesquisa em comunicação, a partir de 1940.
Concurso:
ANATEL
Disciplina:
Jornalismo
mostrar texto associado
Historicamente, os estudos dos efeitos dos mass media tiveram início no período entreguerras (1920-1930), com a vertente norte-americana denominada Communication Research, conhecida pelas pesquisas sobre efeitos de curto prazo, que associavam, entre outros elementos, os conceitos de massa e de behaviorismo.
Concurso:
ANATEL
Disciplina:
Jornalismo
mostrar texto associado
No estudo sobre as condições de produção da notícia, os valoresnotícia são apresentados como elementos autônomos, independentes, objetivos e duradouros. São como molduras (frames) para acomodar o enquadramento dos fatos noticiados. Por serem neutros e isentos, são os valores-notícia os responsáveis pela objetividade das notícias.
Concurso:
ANATEL
Disciplina:
Jornalismo
mostrar texto associado
Os estudos construtivistas sobre o jornalismo explicam como as notícias são produzidas, com ênfase para duas etapas: a pauta e a edição. Nessa perspectiva, o repórter exerce um papel neutro, limitando-se a relatar de forma objetiva os fatos por ele apurados.