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O comportamento organizacional, campo que investiga o impacto de indivíduos, grupos e estrutura sobre o comportamento interno das organizações, envolve temas como clima e cultura organizacional, liderança e equipes de trabalho e comunicação organizacional. No que se refere a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

O estilo de liderança autocrático, que enfoca as relações humanas em detrimento da produção e permite a participação das pessoas na tomada de decisões, é próprio de empresas em que há pessoas mais qualificadas que necessitam de precisão nas tarefas executadas.
Com base no fato de que um dos subsistemas mais importantes da administração de recursos humanos é a área de treinamento, desenvolvimento e educação (TDE), julgue os próximos itens.

O treinamento é um processo de assimilação cultural em curto ou médio prazo que produz um estado de mudança no conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes do indivíduo, podendo ser realizado por meio de cursos e oficinas.
Com base no fato de que um dos subsistemas mais importantes da administração de recursos humanos é a área de treinamento, desenvolvimento e educação (TDE), julgue os próximos itens.

Incluem-se entre as finalidades do processo de TDE a adequação do colaborador à cultura da empresa e a redução de custos na busca por objetivos empresariais.
Com base no fato de que um dos subsistemas mais importantes da administração de recursos humanos é a área de treinamento, desenvolvimento e educação (TDE), julgue os próximos itens.

A educação corporativa é uma prática coordenada de gestão de pessoas, orientada para o curto prazo, com o objetivo de articular as competências com uma cultura de aprendizagem, concorrendo com a educação oferecida pelo Estado, que tem demonstrado capacidade de fornecer mão de obra adequada ao mercado.
O desenvolvimento de competências exige uma fase prévia de mapeamento, que pode ser operacionalizada com o auxílio de sistemas de informação de recursos humanos (RH). A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Entre as técnicas utilizadas para identificação de competências está o grupo focal, que caracteriza-se por ser uma pesquisa feita por um grupo de colaboradores que focam seus esforços de mapeamento em material documental registrado nos sistemas de informação gerencial e em outros documentos oficiais da empresa.