Filtrar


Questões por página:
Na elaboração do orçamento de uma obra devem ser considerados os custos diretos e indiretos. Entre os custos diretos estão o custo dos insumos, da mão de obra e dos equipamentos utilizados. Entre os custos indiretos, é usual a adoção de uma taxa conhecida por BDI, cujo cálculo depende de uma série de variáveis, como o tipo da obra, o valor do contrato, o prazo de execução e o local da obra.

Considere os itens a seguir:

I. administração central da construtora.

II. administração local da obra.

III. encargos sociais da mão de obra.

IV. custos financeiros da obra.

V. instalação do canteiro de obra.

Devem ser considerados para a determinação do BDI os itens

O Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil - SINAPI é um sistema de pesquisa mensal que informa custos e índices da construção civil. Em 2002, o Congresso Nacional aprovou através da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) a adoção do SINAPI como referência para delimitação dos custos de execução de obras públicas. Nos custos de referência indicados na tabela está incluída a parcela referente

Para a incorporação imobiliária, é necessário analisar as séries históricas do empreendimento, que devem conter dados relativos à evolução da configuração física e do seu desempenho operacional, econômico e financeiro ao longo do tempo. Para tanto, é fundamental definir previamente a classificação em que o empreendimento se enquadra, para analisar séries históricas compatíveis. Um galpão industrial pode ser classificado como um empreendimento
Ao realizar uma análise de viabilidade de um empreendimento, cabe ao incorporador avaliar uma série de parâmetros que indicarão se o empreendimento é atrativo técnica e economicamente. Um destes parâmetros é o custo de oportunidade do capital, que consiste
Um engenheiro está trabalhando na incorporação de um empreendimento residencial. Sobre as áreas reais do empreendimento, considere:

I. Área real é a medida de qualquer dependência ou conjunto de dependências, incluídas as superfícies das projeções de paredes, pilares e demais elementos construtivos.

II. Área real de pavimento consiste apenas nas áreas cobertas de um pavimento, medidas a partir do projeto arquitetônico.

III. Área real total da unidade autônoma é a soma das áreas cobertas reais e condominiais.

IV. Área privativa acessória é aquela de uso exclusivo da unidade autônoma, mas fora dos limites físicos de sua área principal, como as vagas de garagem.

Está correto o que se afirma em