Filtrar


Questões por página:
Mulher,66 anos, diabética em uso de insulina glargina 35 UI ao dia, procura atendimento ambulatorial com queixa de sudorese fria e desconforto epigástrico inespecífico há cerca de uma hora. Nega hipertensão ou outras comorbidades. A paciente encontra-se eupneica, sem alterações nas auscultas cardíaca e pulmonar. Sua pressão arterial é de 160 x 105 mmHg e a frequência cardíaca está regular, em torno de 112 bpm.

Assinale a alternativa que contém a conduta apropriada.
Homem,38 anos, ex-presidiário, procura atendimento médico com queixas de fraqueza, astenia, náuseas e vômitos, anorexia, emagrecimento e aparecimento de hiperpigmentação cutânea, principalmente em face e membros superiores. Refere que terminou tratamento completo de tuberculose pulmonar há cerca de dois meses. O exame físico revela mucosas descoradas e desidratação. A pressão arterial é de 80 x 40 mmHg e a frequência cardíaca é de 52 batimentos por minuto. Foram realizados exames laboratoriais que mostram: anemia normocrômica e normocítica, potássio sérico = 6,1 mEq/L e sódio sérico = 126 mEq/L.
O tratamento de eleição, além de hidratação parenteral, deve ser feito com
Paciente submetido a tireoidectomia total por câncer invasivo de tireoide retorna ao hospital no sexto pós-operatório com queixa de rouquidão importante, astenia, câimbras e parestesia em membros inferiores. O exame físico mostra a presença de sinal de Chvostek.
A conduta mais apropriada, nesse caso, é:
Homem,41 anos, assintomático, durante check-up anual realiza ultrassonografia de tireoide. O laudo ultrassonográfico cita a presença de nódulo sólido hipoecoico, medindo 1,2 x 0,9 x 1,0 cm, com contornos regulares, sem calcificações e com vascularização central e periférica ao Doppler. Os resultados laboratoriais mostram T4 livre e TSH dentro da normalidade.
Assinale a alternativa que contém a conduta correta para esse paciente.
Paciente do sexo masculino,82 anos, encontra-se internado em pós-operatório de cirurgia de fixação de coluna vertebral por fratura patológica. Há dois dias, apresenta insônia, labilidade emocional e torna-se agressivo contra seu familiar que o acompanha, achando se tratar de um bandido que o mantém em cativeiro. O medicamento que deve ser administrado nesse momento é