Filtrar


Questões por página:
Mulher,26 anos, realiza exames laboratoriais de rotina e apresenta os seguintes resultados: hemograma normal, TSH de 10 mcg/mL (normal: 0,4 a 2,5 mcg/mL) e T4 livre de 0,5 ng/mLl (normal: 0,8 a 2,0 ng/mL). Traz também anticorpo antitireoglobulina e antiperoxidase tireoidiana francamente positivos e TRAB negativo.
Assinale a alternativa que apresenta a condução correta desse caso.
Homem,20 anos, apresenta lesões avermelhadas pelo corpo e prurido intenso. Refere ser asmático desde a infância, faz uso recorrente de broncodilatador e acompanhamento regular com pneumologista. Ao exame físico, apresenta pele muito ressecada e lesões eczematosas, vesiculares, predominantemente em fossas poplíteas e cubitais.
Nesse caso, o diagnóstico correto mais provável é de
A polirradiculoneuropatia inflamatória desmielinizante aguda mostra-se geralmente de forma simétrica e apresenta peculiaridade diagnóstica nos exames complementares.
Assinale a alternativa correta em relação ao diagnóstico dessa doença.
Distúrbio hidroeletrolítico e de equilíbrio acidobásico mais frequentemente encontrado no paciente com obstrução antropilórica, que é admitido com inapetência, vômitos frequentes e desidratação:
Mulher,32 anos, do lar, procura atendimento com história de tosse seca, dispneia e chiado no peito há 12 anos. Associa tais episódios à presença de mofo, poeira, fumaça e mudança climática. Nega asma na infância e também tabagismo. Nos últimos 30 dias, refere sintomas diários, sintomas noturnos uma vez na semana e uso diário de β2 agonista inalatório de curta ação. Traz espirometria que mostra distúrbio ventilatório obstrutivo leve com variação significativa de fluxo após uso de broncodilatador. O exame físico, no momento da consulta, é normal.
O tratamento medicamentoso de manutenção para essa paciente deve ser com