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“A Primeira Infância é um período crucial no qual ocorre o desenvolvimento de estruturas e circuitos cerebrais, bem como a aquisição de capacidades fundamentais que permitirão o aprimoramento de habilidades futuras mais complexas. Crianças com desenvolvimento integral saudável durante os primeiros anos de vida, têm maior facilidade de se adaptarem a diferentes ambientes e de adquirirem novos conhecimentos, contribuindo para que posteriormente obtenham um bom desempenho escolar, alcancem realização pessoal, vocacional e econômica e se tornem cidadãos responsáveis.” (Shonkoff, Phillips,2000)

A primeira infância compreende a fase de
A BNCC é um documento importante, pois oferece uma base para todo trabalho realizado acerca de currículo, ou seja, para nortear as ações dos professores. A avaliação na educação infantil serve para verificar se a didática trabalhada em sala de aula está ou não surtindo resultados. Esse documento abrange todos os aspectos necessários que precisam ser avaliados nessa etapa de ensino e, para isso, ele traz os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento organizados em três grupos por faixa etária. (Fragoso,2023, p.32).

Assinale a alternativa correta que apresenta os três referidos grupos.
Um dos principais autores que explica a relação de afeto da criança é Henri Paul Hyacinthe Wallon (1879 – 1962). Para Wallon, a afetividade é um aspecto importante para a construção do ser humano e do conhecimento. Junto com a afetividade, a ação motora e cognitiva influencia esse processo. Ele coloca o desenvolvimento humano em cinco fases, quais sejam,
Com a finalidade de orientar as escolas de Educação Infantil a planejar seu cotidiano, as diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil apontam um conjunto de princípios defendidos pelos diversos segmentos ouvidos no processo de sua elaboração, e que devem orientar o trabalho nas instituições de Educação Infantil. Assinale a alternativa correta que apresenta referidos princípios.
A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade (ECA – Lei nº 8.069/1990, art.3º).
Considera-se criança, para efeito da Lei nº 8.069/1990, a pessoa até