Questões de Concurso
Filtrar
50 Questões de concurso encontradas
Página 7 de 10
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Guamaré - RN
Disciplina:
Pedagogia
A metodologia ativa caracteriza-se pela inter-relação entre educação, cultura, sociedade, política e escola, sendo desenvolvida por meio de métodos ativos e criativos, centrados
Concurso:
Prefeitura de Guamaré - RN
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com Libâneo, na escola, a aula é a forma, predominantemente, de organização do processo de ensino. Nela se criam, se desenvolvem e se transformam as condições necessárias para que os alunos assimilem conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções e, assim, desenvolvem suas capacidades cognoscitivas. Sob essa ótica, deve-se compreender a aula como
Concurso:
Prefeitura de Guamaré - RN
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) atual, Art.24, Item V, a verificação do rendimento escolar deverá observar alguns critérios, dentre os quais encontra-se a avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Segundo a autora Jussara Hoffmann (1998), o termo qualitativo sofre, de fato, múltiplas interpretações pelos docentes, o que dificulta a compreensão do que a lei estabelece a respeito. Nesse sentido, o aspecto qualitativo se
Concurso:
Prefeitura de Guamaré - RN
Disciplina:
Pedagogia
A aprendizagem é um processo ativo que ocorre no sujeito, por meio de uma interação constante com o ambiente, no qual estruturas cada vez mais complexas vão sendo construídas. Nesse sentido, o processo avaliativo da aprendizagem e do desenvolvimento deve ocorrer considerando o apoio de diferentes perspectivas do conhecimento: epistemólogica, histórica, filosófica, psicológica, sociológica, pedagógica. Sob o enfoque epistemológico, a avaliação deverá
Concurso:
Prefeitura de Guamaré - RN
Disciplina:
Pedagogia
O processo de ensino e de aprendizagem é, essencialmente, um trabalho pedagógico no qual se conjugam fatores externos e internos. Nessa perspectiva, o caráter pedagógico da prática educativa verifica-se como