Filtrar


Questões por página:
Para que seja realizada uma avaliação psicológica, o avaliador deve cumprir algumas regras de forma que a avaliação seja cumprida de maneira ordeira e chegue ao ponto ápice do desejo do paciente. Considerando isso, avalie as afirmativas a seguir relativas às competências do avaliador.

I- Ser capaz de estar presente, no sentido de que a formatação remota não é correlacionada à visão entrevista/entrevistado numa avaliação psicodiagnóstica.
II- Reconhecer defesas e modos de estruturação do paciente, especialmente quando atuam diretamente entre o entrevistador e o entrevistado.
III- Buscar entender a dinâmica do entrevistado a fim de avaliar seu contexto social demográfico e suas inteirações políticas, sendo assim avaliado como um ser biopsicossocial.
IV- Ajudar o paciente a sentir-se à vontade facilitando de forma que a pessoa compreenda os motivos que a fez procurar ajuda, mas nunca perder a oportunidade de confrontação e sinalização de esquiva, gentilmente.

Fonte: CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico V.5 ed. Porto Alegre: Artmed,2008.

Está CORRETO apenas o que se afirma em
Os conceitos de estímulo e resposta não podem ser entendidos separadamente. Qualquer evento do meio se torna um estímulo se for seguido por uma resposta.

Fonte: PILETTI,2017.

Considere esse assunto na análise das proposições I e II a seguir.

I. Estímulos (externos) chegam ao indivíduo que produz respostas (internas ou comportamentais). A instalação de novos comportamentos pela repetição das associações E (estímulo) + R (reforço) define a aprendizagem por condicionamento.

PORQUE


II. Para que o condicionamento aconteça, é necessário realizar a alternância de comportamento, pareando sempre um estímulo neutro junto ao condicionando e, assim, obter a resposta condicionada.


Assinale a alternativa CORRETA.
Skinner reconhece que a punição é a mais comum das formas de controle do comportamento humano na vida moderna. No entanto, coloca que tal técnica é bastante questionável e seu uso deve ser evitado, pois, apesar de seu uso ser reforçado a quem aplica a punição pela supressão imediata do comportamento indesejado, a longo prazo a punição tem pouca efetividade, e gera subprodutos indesejados além de apenas indicar o que está errado sem apontar para o certo.

Fonte: PILETTI,2017.

Skinner aponta como alternativa à punição:
Na esteira da evolução e preocupado com a melhoria do atendimento educacional aos portadores de deficiência matriculados no ensino superior, o Ministério da Educação publicou a Portaria nº 1.679, de 2 de dezembro de 1999, que “dispõe sobre requisitos de acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências, para instruir os processos de autorização e de reconhecimento de cursos, e de credenciamento de instituições”.

Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n.º 1.679/1999.

Sobre a função do Atendimento Educacional Especializado (AEE):

I- Apoiar o aluno com deficiência. II- Conter o aluno com deficiência, somente. III- Oferecer tecnologia assistida. IV- Monitorar e não permitir a socialização integrativa. V- Disponibilizar ensino e linguagens de várias formas de comunicação.

Está CORRETO o que se afirma apenas em
A aprendizagem é um processo fundamental da vida. Todo indivíduo aprende e, através da aprendizagem, desenvolve os comportamentos que o possibilitam viver. Todas as atividades e as realizações humanas exibem os resultados da aprendizagem. Quando se considera a vida, em termos do povo, da comunidade, ou do indivíduo, por todos os lados são encontrados os efeitos da aprendizagem.
Assinale a alternativa CORRETA sobre o processo de maturação.