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Sigmund Freud (1856-1939) é considerado o pai da Psicanálise, cujos fundamentos teóricos e aplicação prática tornaram-se fonte para a compreensão do psiquismo humano e influenciaram a arte, a literatura e outros campos do conhecimento, dentre estes a Psicogia Educacional. Uma das discussões freudianas partiu do pressuposto de que a função sexual apareceria, no homem, logo após o nascimento e não somente na puberdade. Seria a teoria psicossexual do desenvolvimento humano.

Nesse panorama, é CORRETO afirmar que as fases da teoria psicossexual são:
A história da Psicologia da Educação, no que diz respeito à sua origem, confunde-se com a história da Psicologia científica e com a evolução do pensamento educativo. A partir de quais ciências é CORRETO afirmar que a Psicologia da Educação teve seu lastro principal de ancoragem?
Segundo Peranzoni e Camargo (2011, p.1), Jean Piaget “[...] reformulou em bases funcionais as questões sobre pensamento e linguagem” e formulou os estágios do desenvolvimento cognitivo.
Fonte: PERANZONI, V. C.; CAMARGO, M.A. S. Proposta construtivista: um desafio sempre atual. Disponível em: E.F. Deportes.com. Revista Digital. Buenos Aires, Año 16, Nº 161, Octubre de 2024.

Assim, é CORRETO afirmar que os estágios são:
Ateoria de H.Wallon é bastante distinta, pois considera o desenvolvimento como um processo dialético, no qual a criança e o ambiente estão em constante interação e transformação. Além disso, ele propõe que o desenvolvimento ocorre em estágios.

É CORRETO afirmar que os estágios são:
Destaca-se que a Psicologia, como ciência de fundamentos da Educação, tem papel relevante na inclusão justamente pela compreensão do desenvolvimento humano de forma geral, e, de forma específica do indivíduo.
Assim, é CORRETO afirmar que, dentre algumas intervenções que o Psicólogo Escolar pode fazer, inclui-se (incluem-se):