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Senado Federal
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Banco de Dados
A integridade de banco de dados pode ser definida por meio de regras criadas pelo desenvolvedor ou administrador de Banco de Dados, sendo que nas definições de integridade referencial é possível determinar que tipo de manipulação de dados é permitida sobre os valores especificados. Assim, num banco de dados Oracle, quando a opção SET DEFAULT é utilizada nas cláusulas ON DELETE ou ON UPDATE gera a seguinte conseqüência:
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Senado Federal
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Banco de Dados
Quando um desenvolvedor cria um bloco de dados pelo "Data Block Wizard" do "Oracle Form", podem ser escolhidas duas opções de "data source". Uma é conhecida como "Table or View"; a outra é conhecida como:
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Senado Federal
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Banco de Dados
Um DBA necessita executar o comando SHUTDOWN no Oracle 10i para que ele possa realizar backups off-line dos arquivos e para que os parâmetros de inicialização estáticos modificados sejam efetivados na reinicialização. Dentre as opções oferecidas pelo comando, analise as afirmativas a seguir, a respeito das conseqüências que o tipo Shutdown Immediate acarreta.
I. O Oracle 10i desativa a instance sem fechar e desmontar o banco de dados ativo.
II. O Oracle 10i efetua rollback de transações ativas e desconecta todos os usuários conectados.
III. O Oracle 10i exige recuperação da instance na próxima inicialização, que ocorre automaticamente.
Assinale:
I. O Oracle 10i desativa a instance sem fechar e desmontar o banco de dados ativo.
II. O Oracle 10i efetua rollback de transações ativas e desconecta todos os usuários conectados.
III. O Oracle 10i exige recuperação da instance na próxima inicialização, que ocorre automaticamente.
Assinale:
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Senado Federal
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Banco de Dados
No banco de dados do Senado Federal, que contém as tabelas FUNCIONARIOS e ANALISTAS, ao se cadastrar um Analista é feita a verificação se a matrícula do funcionário que foi digitada já existe na tabela FUNCIONARIOS. Se não existir, o cadastro do Analista não será aceito. Entretanto, existe um recurso que garante a execução das seguintes tarefas:
I. Quando a matrícula do funcionário for alterada na tabela FUNCIONARIOS, pode-se configurar para o banco de dados atualizar, automaticamente, todos as tuplas de matrículas dos funcionários na tabela ANALISTAS, de tal forma que não fiquem registros órfãos, isto é, registros de ANALISTAS com uma matrícula do funcionário para o qual não existe mais um correspondente na tabela FUNCIONARIOS. Esse procedimento é conhecido como "Propagar atualização dos campos relacionados".
II. Quando uma matrícula do funcionário for excluída da tabela FUNCIONARIOS, pode-se configurar para que o banco de dados exclua, automaticamente, na tabela ANALISTAS, toda tupla de Analista para o funcionário que está sendo excluído. Esse procedimento é conhecido como "Propagar exclusão dos registros relacionados".
O recurso acima mencionado é denominado Integridade:
I. Quando a matrícula do funcionário for alterada na tabela FUNCIONARIOS, pode-se configurar para o banco de dados atualizar, automaticamente, todos as tuplas de matrículas dos funcionários na tabela ANALISTAS, de tal forma que não fiquem registros órfãos, isto é, registros de ANALISTAS com uma matrícula do funcionário para o qual não existe mais um correspondente na tabela FUNCIONARIOS. Esse procedimento é conhecido como "Propagar atualização dos campos relacionados".
II. Quando uma matrícula do funcionário for excluída da tabela FUNCIONARIOS, pode-se configurar para que o banco de dados exclua, automaticamente, na tabela ANALISTAS, toda tupla de Analista para o funcionário que está sendo excluído. Esse procedimento é conhecido como "Propagar exclusão dos registros relacionados".
O recurso acima mencionado é denominado Integridade:
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Senado Federal
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Banco de Dados
OLAP complementa o termo OLTP - Online Transaction Processing, encontrado na teoria de bancos de dados e é uma ferramenta de Business Intelligent utilizada para apoiar as empresas na análise de suas informações, visando ao objetivo final de transformar dados em informações capazes de dar suporte às decisões gerenciais de forma amigável e flexível ao usuário e em tempo hábil. No OLAP, as informações são armazenadas em cubos multidimensionais que gravam valores quantitativos e medidas, permitindo visualização por meio de diversos ângulos. Essas medidas são organizadas em categorias descritivas, chamadas de dimensões, e formam a estrutura do cubo. Como a ferramenta OLAP recupera o microcubo, surgiu a necessidade de se criar um módulo que servisse para modificar a posição de uma informação e alterar linhas por colunas, de maneira a facilitar a compreensão dos usuários e girar o cubo sempre que necessário. Convencionou-se denominar esse módulo de: