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A figura abaixo apresenta categorias acerca das noções de discentes sobre a forma e gravidade da Terra.


Imagem associada para resolução da questão

Fonte: PANZERA, A. C.; THOMAZ, S. P. Fundamentos de astronomia: uma abordagem prática para o ensino fundamental. Edição experimental. Centro de Ensino de Ciências e Matemática (CECIMIG) e Faculdade de Educação (FaE), UFMG,1995.


A partir deste contexto, analise as afirmações abaixo:


I- Quanto mais à direita da figura, mais próxima a visão discente está do conhecimento científico.


II- A noção 1 apresenta a Terra como plana e objetos caindo “para baixo”, ao solo.


III- A noção 3 apresenta a Terra esférica em que o céu circunda todo o planeta com o campo gravitacional adequado, na direção “para baixo”.


IV- Na noção 4, a Terra é usada como marco de referência para as direções “em cima” e “embaixo”, porém, não o seu centro.


É CORRETO o que se afirma em:

Em relação aos conceitos de calor e de temperatura, a literatura da área de ensino de ciências afirma que trabalhar essa diferenciação implica, antes de tudo, no conhecimento pelo professor das concepções prévias apresentadas pelos estudantes e da concepção científica em relação a estes conceitos.


A partir deste contexto, analise as concepções discentes abaixo.


I- Calor é uma substância.


II- Calor é dependente da temperatura.


III- Calor é inerente aos corpos quentes.


IV- Temperatura é uma característica do material.


V- Calor é a energia transmitida espontaneamente entre corpos que se encontram em diferentes temperaturas.


São concepções discentes distantes do conhecimento científico o que se afirma apenas em:

A poluição causada pela queima do combustível fóssil, além de causar problemas de saúde pública em humanos, pode gerar desequilíbrio em ecossistemas aquáticos. A partir deste contexto, analise as proposições a seguir.


I- O processo de acidificação dos oceanos é resultante do processo em que o dióxido de carbono lançado na atmosfera se dissolve e reage com a água para formar ácido carbônico, diminuindo o pH dos oceanos.


II- Uma vez que o pH interno da maioria das células vivas é próximo a 7, uma mudança provocada por este tipo de poluição, ainda que pequena, pode ser prejudicial aos seres que habitam os oceanos.


III- Ácidos são substâncias que aumentam a concentração do íon hidrogênio de uma solução, já que quando os ácidos se dissolvem na água doam H adicionais para a solução.


IV- Este tipo de poluição faz com que os íons carbonatos fiquem menos disponíveis nos oceanos para a calcificação de organismos marinhos, tais como os corais e animais produtores de conchas.


É CORRETO o que se afirma em:

A matéria é feita de elementos que são substâncias que não podem ser decompostas em outras substâncias por reações químicas. A partir deste contexto, analise as proposições a seguir.


I- Cobre, carbono e oxigênio são exemplos corretos das substâncias descritas no contexto.


II- O ouro possui propriedades diferentes dos elementos descritos, conhecidas desde a Idade Média pelos alquimistas.


III- Quando duas ou mais destas substâncias se juntam, forma-se um composto, com características diferentes das características dos seus elementos constituintes, tal como a água, por exemplo.


IV- Quatro destas substâncias formam a maior parte da matéria viva: carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O) e nitrogênio (N).


É CORRETO o que se afirma em:

Átomos se combinam para formar moléculas e compostos iônicos, compartilhando ou transferindo elétrons de valência. A partir deste contexto, analise as proposições a seguir.


I- Nos organismos, as ligações químicas mais fortes são majoritariamente covalentes, que unem os átomos para formar as moléculas da célula.


II- Ligações covalentes são aquelas em que há o compartilhamento, por dois átomos, de um par de elétrons de valência, como no caso da molécula de hidrogênio.


III- Ligações iônicas são aquelas em cátions e ânions se atraem, como no caso do cloreto de sódio.


É CORRETO o que se afirma em: