Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Considerando o Texto 04, analise as afirmações a seguir:


I- As ideias descritas como a de “duas correntes que se opõem” são incompatíveis com o modelo científico de circuito, já que não pressupõe que seja formado um caminho fechado.

II- As dificuldades de explicações apresentadas se mostram importantes pontos de partida para o planejamento de intervenções acerca de corrente elétrica.

III- Uma vez que muitos termos são utilizados indistintamente, são perdidas as características essenciais de corrente elétrica, tais como fluir, ter uma direção de percurso, ser constituída de cargas.


É CORRETO o que se afirma em:

mostrar texto associado

Considerando as reflexões do Texto 04, analise as afirmações a seguir:


I- A explicação de que “um fio contém energia positiva e outro contém energia negativa porque as forças têm que ser diferentes e, assim o negativo passa menos energia e o positivo mais energia” se encaixa na ideia de quebra de circuito.

II- A explicação de que “cargas positivas e negativas se movimentam pelo fio até a lâmpada e ela nunca acenderá com apenas um polo” é um exemplo da categoria de ideias de que duas correntes que se opõem.

III- A explicação de que “a pilha tem energia, ou seja, a eletricidade passa através do fio para acender a lâmpada” é um exemplo de que energia e eletricidade os termos e são utilizados como sinônimos.


É CORRETO o que se afirma em:

Considerando as reflexões do Texto 03 e as possíveis consequências da aplicação da “Atividade C” em uma sala de aula do Ensino Fundamental, analise as afirmações a seguir:
I- Após a inclusão dos diferentes materiais listados, mesmo com o recipiente estando cheio a ponto de transbordar, caso a visão discente seja cientificamente adequada, ela irá admitir a existência de espaços vazios entre os átomos e as moléculas. II- A atividade produz evidências empíricas da continuidade da matéria. III- Com a realização da “Atividade C”, até o momento da adição da água há a formação de mistura heterogênea, com sete fases.
É CORRETO o que se afirma em
mostrar texto associado
Considerando as reflexões do Texto 03 e as possíveis consequências da aplicação da “Atividade B” em uma sala de aula do Ensino Fundamental, analise as afirmações a seguir:
I- A visão contínua da matéria, cientificamente não adequada, é observada em respostas que descrevem apenas que a tinta se dissolve na água. II- Uma explicação cientificamente adequada a respeito da estrutura da matéria deve envolver a noção de que as partículas do azul de metileno ocupam os espaços vazios entre as partículas da água, apresentando assim uma visão descontínua da matéria, tanto para a água como para o azul de metileno. III- Com a realização da “Atividade B” há a formação de uma mistura heterogênea, já que o azul de metileno não fica dissolvido de maneira uniforme na água fria do béquer 1.
É CORRETO o que se afirma em:
mostrar texto associado
Considerando as reflexões do Texto 03 e as possíveis consequências da aplicação da “Atividade A” em uma sala de aula do Ensino Fundamental, analise as afirmações a seguir:
I- Um exemplo da dificuldade de aprendizagem e aceitação dos espaços vazios é quando estudantes apresentam uma visão contínua da matéria e assim atribuem o aumento do volume do balão a um aumento do tamanho das partículas, ao invés de explicarem com o aumento do espaço entre as partículas. II- Uma explicação descrevendo moléculas antes inertes no fundo do tubo de ensaio, que se agitam após o aquecimento, quando então passam para o balão, é um relato com ideias científicas inadequadas a respeito da estrutura da matéria. III- O que se observa com a realização da “Atividade A” é o balão de aniversário que se enche, pela dilatação do ar por calor.
É CORRETO o que se afirma em: