Filtrar


Questões por página:
Uma empresa, que produz computadores portáteis há mais de 20 anos, passou por um momento de queda em suas vendas no Brasil. Um grupo de diretores e de gerentes se reuniu para elaborar o planejamento estratégico da empresa e decidiu que seus computadores passariam a ser vendidos também nos EUA, uma vez que aquele mercado vem crescendo muito nos últimos anos.
Com base na matriz de Ansoff, essa estratégia é classificada como
Ao adotar a metodologia do Balanced Scorecard, o diretor de uma empresa anunciou aos funcionários: “É um novo tempo em nossa organização! Agora saberemos se as estratégias executadas estão contribuindo para a melhoria do lucro e do retorno sobre o investimento. Vamos também saber se nossa proposição de valor gera satisfação dos clientes e aumenta a sua retenção. Finalmente, vamos poder identificar se os processos definidos na cadeia de valor da empresa estão contribuindo para a geração de valor percebido pelos clientes”.
Como se pode perceber, o diretor deixou de fora de seu discurso uma das perspectivas do Balanced Scorecard, aquela que é denominada perspectiva
Um consultor contratado pela empresa E1 usou o modelo de cinco forças de Porter para analisar as ameaças ambientais e notou que apenas a E1 e mais três empresas eram responsáveis por 90% das vendas do setor em que atuam. Ele notou também que os produtos oferecidos pela E1 e pelas outras três concorrentes apresentavam custos semelhantes e praticamente os mesmos atributos. Além disso, o consultor apontou que havia elevados custos de entrada e saída.
Nesse caso, o setor de atuação da empresa E1 é classificado como um setor
Uma das principais teorias que buscam explicar a motivação individual é a Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Maslow, que divide as necessidades humanas em cinco níveis.
Ao elogiar a qualidade do trabalho de um colaborador, o gerente está reconhecendo seu valor, o que, segundo a teoria de Maslow, está associado às necessidades
O diretor de uma empresa manifestou sua preocupação com eventuais riscos do ambiente de trabalho. Ele observou que havia muitos funcionários com lesões por esforço repetitivo e percebeu que o mobiliário utilizado no escritório precisava ser modificado, pois era uma fonte de risco.
Nesse caso, o risco observado pelo diretor no ambiente de trabalho é classificado como risco