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I. A respeito do desenvolvimento infantil, para Henri Wallon, o funcionamento psicológico estrutura-se a partir das relações sociais estabelecidas entre o indivíduo e o mundo exterior. Essas relações ocorrem em um contexto histórico e social, no qual a cultura desempenha um papel fundamental, fornecendo ao indivíduo os sistemas simbólicos de representação da realidade. Isso permite construir uma certa ordem e uma interpretação do mundo real. Assim, o desenvolvimento psicológico não pode ser visto como um processo abstrato, descontextualizado ou universal.

Il. Lev Vygotsky propôs o estudo integrado do desenvolvimento infantil, contemplando os aspectos da afetividade, da motricidade e da inteligência. Para o estudioso russo, o desenvolvimento da inteligência depende das experiências oferecidas pelo meio e do grau de apropriação que o sujeito faz delas. Nesse sentido, os aspectos físicos do espaço, as pessoas próximas, a linguagem, bem como os conhecimentos presentes na cultura contribuem efetivamente para formar o contexto de desenvolvimento.

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I. Os jogos e brinquedos tradicionais são aqueles que por suas características de fácil assimilação, desenvolvimento de forma prazerosa, aspecto lúdico e função em seu contexto, foram aceitos coletivamente e preservados através dos tempos, transmitidos oralmente de uma geração à outra. O brinquedo tradicional geralmente é criado ou confeccionado para a criança dentro da concepção infantil de objeto de brincar, mas perdeu seu valor e importância dada a inserção de jogos eletrônicos cada vez mais próximo das crianças.

Il. Manipular brinquedos remete, entre outras coisas, a manipular significações culturais originadas numa determinada sociedade. O brinquedo simboliza, aos olhos das crianças e, também dos adultos, a imagem que a criança valoriza, contribuindo com uma nova construção cultural. Por meio de uma aula lúdica, o aluno é estimulado a desenvolver sua criatividade e não apenas a produtividade. Sendo sujeito do processo pedagógico, no aluno é despertado o desejo do saber, a vontade de participar e a alegria da conquista.

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I. Segundo Vigotsky (1998), quando se brinca, o ser humano cria, inova, deixa fluir sua capacidade e liberdade de inventar novas maneiras para progredir e resolver problemas circunstanciais. Focando na criança, pode-se afirmar que o ato de brincar, possibilita a ela diversas aprendizagens, permitindo-a apropriar-se do conhecimento, desenvolvendo habilidades relacionadas ao âmbito da linguagem, da cognição, dos valores e da sociabilidade. A escola, por sua vez, não tem o papel de contribuir para que exista ludicidade no ambiente escolar, mas sim que a criança aprenda, pois a preocupação central da escola é com o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem.

Il. A brincadeira deve estar presente na educação infantil principalmente para ocupar tempo, mas serve também para que a criança passe a desenvolver a intelectualidade, a autoconfiança, a exploração, a curiosidade, o raciocínio, a emoção, a psicomotricidade, que vai levá-la a ampliar os seus valores e agrupar-se de um modo sadio com as pessoas. O mundo lúdico, ao mesmo tempo que devolve às crianças um estímulo para brincar, resgata a alegria de poder experimentar, descobrir e criar. À medida que vão crescendo, as crianças trazem para suas brincadeiras o que vêem, escutam, observam e experimentam.

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I. À leitura crítica e a pesquisa sobre ambientes virtuais tornam-se essenciais para que o estudante desfrute de forma empoderada das novas ferramentas do sistema comunicacional. Por isso, a abordagem das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) possibilita realizar associações entre o cotidiano, selecionar a vasta gama de informações e imagens veiculadas por este sistema, assim como entender os contextos socioculturais nos quais foram criados e disseminados os discursos, potencializando a fruição e vivência de experiências estéticas com mais significado.

Il. As TDICs são compreendidas enquanto linguagens que permitem novos modos de comunicação e representação do pensamento, descortinando aos sujeitos diversas facilidades que permitem a eles serem autores, produtores e disseminadores de conteúdos que, sistematizados, podem se tornar conhecimento, por isso é coerentemente viável abordar as TDCIs na educação infantil. Nessa perspectiva, demonizar as tecnologias digitais, refutá-las ou manter por elas uma fobia deliberada, não seria em si uma ideia interessante quando se pensa em uma educação com potencial de transformação das realidades.

III. Pensando no contexto das crianças pequenas, nascidas no ambiente rico e diversificado em tecnologias digitais, é possível afirmar que os nativos de hoje chegam às escolas com seus dedinhos sabendo surpreendentemente utilizar os smartphones, tablets e outros dispositivos móveis digitais, experimentando estimulações na dinâmica e nos movimentos cotidianos. É um equívoco uma escolar ignorar que “ter o mundo na ponta dos dedos" é uma forma de experienciar esse novo contexto de vida humana que tem se (re)configurado como o tipo de sensorialidade mais utilizada por tantos sujeitos.

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Com base no texto Os dois "multis" dos multiletramentos, bem como nos conhecimentos acerca das reflexões sobre alfabetização, letramento e multiletramentos, analise as informações a seguir:


I. O título faz referência a dois 'multis', sobre o primeiro, é correto afirmar que se propõe a abordar a variabilidade de construção de significado em diferentes contextos culturais, sociais ou específicos, ou seja, não é mais suficiente para o ensino de alfabetização centrar-se apenas nas regras dos formulários normalizados da língua nacional. A representação do significado cada vez mais requer que os alunos se tornem capazes de negociar diferenças nos padrões de significado de um contexto para o outro, sendo essas diferenças consequência de vários fatores, incluindo cultura, gênero e experiência de vida.

Il. O outro 'multi' surge como característica das novas formas de informação e comunicação, dado que o significado é feito de maneira cada vez mais multimodal, na qual modos linguísticos possuem interface de significado com padrões de significados orais, visuais, de áudio, gestuais, táteis e espaciais. A multimodalidade pode ser entendida como o uso de mais de um modo em um texto ou um evento de construção de significado. Apesar de ser muito mais significativa na era das novas mídias digitais, a multimodalidade não é um fenômeno novo.

III. Um ensino voltado para projetos que considerem as diferenças multiculturais existentes, como foi citado no texto, é mais bem compreendido como um conjunto de práticas sociais, inferidas por meio de textos escritos. Assim, podemos falar de práticas de letramento padronizadas por instituições sociais destituídas de relações de poder, não sendo nenhuma delas mais dominante que outras. Pode-se, então, afirmar que práticas de letramento são formas culturalmente gerais de língua escrita que as pessoas dispõem em suas vidas ou, de forma mais simples, são o que as pessoas fazem com a escrita.

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