Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Considere que o gerador apresentado seja de 4 polos, gerando a tensão Eg numa frequência de 60 Hz. Deseja-se obter um gerador que, quando obtida a mesma velocidade no rotor, gere uma tensão Eg numa frequência de 300 Hz.

Quantos polos deve ter o gerador desejado?
mostrar texto associado
Sendo δ o ângulo entre a tensão terminal e a tensão interna gerada (ângulo de torque da máquina) e ω m, a velocidade mecânica no eixo do gerador, qual a expressão que define o torque mecânico aplicado no gerador?
mostrar texto associado
Ao conectar uma resistência nos terminais A e B, qual deve ser o seu valor, em ohms, para que haja a máxima transferência de potência possível do circuito para a resistência?

mostrar texto associado
Substituindo-se, nos terminais A e B, o circuito apresentado por um circuito equivalente de Norton, qual o valor da fonte de corrente, em ampères, para que haja a correta equivalência entre os circuitos?
Uma onda plana uniforme e linearmente polarizada propaga-se na direção positiva do eixo z em um meio dielétrico perfeito, ilimitado, com permissividade ε [F/m] e permeabilidade μo o [H/m]. Num determinado ponto P desse meio, a expressão complexa (fasorial) do vetor intensidade de campo elétrico é

E p=uxEe-jβz[V/m]

onde:
• µ x é o vetor unitário na direção x do sistema de coordenadas retangulares;

• µ z é o vetor unitário na direção z do sistema de coordenadas retangulares;

• ß é a constante de fase em [rad/m] na direção z;

• E é a amplitude da intensidade de campo elétrico em [V/m];

• z é a distancia em [m] medida sobre o eixo z.

A expressão da densidade média de potência, em [W/m 2]
dessa onda plana no ponto P, é