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A Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas brasileiras, promoveu uma importante mudança na educação brasileira.
Considerando o impacto dessa lei na área da Geografia, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
A aprendizagem baseada em projetos (ABP) é uma metodologia que tem sido cada vez mais utilizada no ensino de Geografia. Qual das alternativas abaixo apresenta uma vantagem da ABP para o ensino dessa disciplina?
Qual das alternativas abaixo apresenta a melhor justificativa para a utilização de tecnologias digitais no ensino de Geografia?
Com base nos conhecimentos sobre a integração de mídias, educomunicação e tecnologias no ensino de Geografia, avalie as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
( ) a utilização de ferramentas digitais, como softwares de geoprocessamento e aplicativos de mapas, permite aos estudantes realizar análises espaciais mais precisas e dinâmicas, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa;
( ) a produção de materiais audiovisuais pelos estudantes, como vídeos e podcasts, estimula a criatividade, a colaboração e o desenvolvimento de habilidades de comunicação e expressão;
( ) a integração das tecnologias digitais no ensino de geografia possibilita a construção de uma educação mais contextualizada e relevante, conectando os conteúdos escolares com as experiências e o cotidiano dos alunos;
( ) o uso de redes sociais e plataformas online para a troca de informações e a construção colaborativa do conhecimento é uma prática inadequada no ambiente escolar, pois pode desviar a atenção dos alunos dos conteúdos programáticos;
( ) a educomunicação, ao promover a participação ativa dos estudantes na produção de conhecimento, contribui para a formação de cidadãos críticos e capazes de transformar o mundo ao seu redor.

A sequência correta é:
A transversalidade e a interdisciplinaridade são abordagens pedagógicas que buscam superar a fragmentação do conhecimento e promover uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. Ao se pensar na implementação dessas abordagens no currículo da Educação Básica, é fundamental considerar que: