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O Plano de Gerenciamento dos Custos (PGC) delimita o formato e estabelece critérios para o planejamento, estruturação, estimativa, orçamento e controle dos custos do projeto. Dentre estes critérios, considere:

I. Unidades de medida. Cada unidade usada em medições ( como horas e dias de pessoal, semanas ou preço global ) é definida para cada um dos recursos.

II. Software de gerenciamento de projetos. É definido um software de gerenciamento de projetos para agendamento, que fornece a habilidade de se rastrear datas planejadas versus datas reais e prever os efeitos de mudanças no cronograma.

III. Associações com procedimentos organizacionais. A Estrutura Analítica do Projeto ( EAP ) fornece a estrutura para o PGC, gerando consistência com as estimativas, orçamentos e controle de custos.

IV. Custo da qualidade. É definido o custo da qualidade, que inclui todos os custos incorridos durante a vida do produto por investimentos na prevenção do não-cumprimento dos requisitos e na avaliação do produto ou serviço quanto ao cumprimento dos requisitos.

V. Regras para medição do desempenho. As regras para medição do desempenho do Gerenciamento do Valor Agregado ( GVA ) são estabelecidas.

VI. Formatos de relatórios. Os formatos e frequências para vários relatórios de custos são definidos.


De acordo com o guia PMBoK 4ª edição, fazem parte do PGC APENAS os critérios

O Gerenciamento do Escopo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto abrange todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para terminar o projeto com sucesso. Está de acordo com o guia PMBoK 4ª edição afirmar que

De acordo com o guia PMBoK 4ª edição, a necessidade do Gerenciamento da Integração do projeto fica evidente em situações em que processos distintos interagem. Em relação ao Gerenciamento da Integração, é INCORRETO afirmar que

O CobiT é orientado para os objetivos e escopo da governança de TI, assegurando que a metodologia de controle seja compreensiva e alinhada com os princípios de governança de organizações. Além disso,

O modelo de maturidade é uma forma de medir o quanto os processos de gerenciamento são capazes de medir a maturidade de uma empresa em relação ao estabelecimento e performance dos controles internos. Capacidade, cobertura e controle são as dimensões do processo de maturidade do CobiT 4.1, como ilustrado na figura abaixo.



Os direcionadores primários relativos às dimensões do processo de maturidade representados nas caixas I, II e III são, respectivamente: