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A respeito da Lei nº 9.394/1996 — Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, sobre as finalidades do Ensino Superior, analisar a sentença.


A educação superior tem por finalidade suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização (1ª parte). A educação superior tem por finalidade promover a divulgação de conhecimentos científicos e técnicos, apenas, que constituem patrimônio da humanidade e geram lucro, e comunicar o saber através de publicações ou em outros meios de comunicação (2ª parte).



A sentença está:

A avaliação, enquanto processo essencial da prática pedagógica, desempenha um papel fundamental na aprendizagem dos estudantes. Entre as diversas funções da avaliação, pode-se destacar:

As metodologias ativas partem do princípio de que a vida é um processo de aprendizagem ativa, de enfrentamento de desafios cada vez mais complexos. Na educação formal, existem muitas combinações possíveis de técnicas de ensino. Considerando-se a técnica da sala de aula invertida, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.



( ) Ao inverter a sala de aula, é importante engajar os alunos em questionamentos e resoluções de problemas, aplicando o que foi aprendido on-line com atividades bem planejadas.


( ) A aula invertida é uma estratégia que consiste em um único formato: assistir, de forma autônoma, vídeos antes das aulas e realizar atividades presenciais depois.


( ) A estratégia da sala de aula invertida, conforme sua estrutura básica, não contempla a necessidade de instrumentos avaliativos e feedbacks aos estudantes.

Considerando-se os processos de avaliação, planejamento e intervenção em terapia ocupacional, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.


( ) Para a terapia ocupacional, o processo avaliativo é amplo e contínuo, a partir do qual se busca coletar e interpretar as informações necessárias para o planejamento da intervenção, sendo necessário seguir uma linha de raciocínio lógica na procura de respostas e caminhos que possibilitam maior conhecimento acerca do perfil ocupacional dos sujeitos-alvo para análise de sua participação e desempenho ocupacionais.


( ) Instrumentos de avaliação que apresentam rigor em seu histórico de criação e validação junto à população alvo, de modo a resultarem em dados confiáveis sobre os constructos que pretendem avaliar, são ineficientes em suas proposições.


( ) A avaliação compreende desde as etapas iniciais até o desfecho de uma intervenção, sendo que uma das formas mais eficazes para identificação de necessidades do sujeito é a utilização de instrumentos de avaliação, que são ferramentas específicas que possibilitam maior clareza para a definição de objetivos terapêuticos, facilitando a mensuração e documentação dos resultados obtidos em terapia.


( ) No caso da utilização de instrumentos de avaliação produzidos em outros países, não se faz necessário realizar a adaptação transcultural e a validação dessa nova versão.

A respeito das abordagens de tratamento para pacientes após o traumatismo cranioencefálico (TCE), avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.



( ) A estimulação multissensorial, a mobilização precoce no leito e o posicionamento no leito e/ou cadeira de rodas são estratégias de tratamento na fase inicial de reabilitação.


( ) O programa de estimulação multissensorial tem como abordagem básica o fornecimento, de maneira sistematizada e controlada, de estímulos, objetivando a prevenção da perda sensorial, o surgimento de respostas e o direcionamento das mesmas para atividades significativas para a pessoa.


( ) A realização de atividades motoras finas, como escrever e digitar, minimiza as demandas sobre as capacidades cognitivas deficientes (atenção, concentração e memória operacional), sendo associada à redução da ocorrência de agitação após um TCE.