Questões de Concurso
Filtrar
184 Questões de concurso encontradas
Página 8 de 37
Questões por página:
Aprender a organizar a administrar uma aula de educação física efetivamente é uma habilidade essencial para professores que querem promover máxima aprendizagem e grandes quantidades de envolvimento. Sobre esse assunto, marcar (C) para práticas adequadas, e (E) para inadequadas na organização e gerenciamento de aulas de educação física, e assinalar a sequência correspondente.
( ) Pensar com antecedência sobre como irá escolher equipes ou realizar agrupamentos em atividades que requeiram isso, maximizará o tempo de aula.
( ) O professor deve assumir toda a responsabilidade pela distribuição e coleta de equipamentos utilizados em aula, pois os alunos não devem assumir tarefas que são específicas do professor.
( ) A mudança de uma atividade para outra é uma forma de administrar a aula e, por isso, a redução do tempo de transição entre uma atividade e outra é uma forma de otimizar o tempo da aula.
( ) Sempre que ocorrer uma lesão ou um acidente durante a aula, independente da gravidade, toda e qualquer atividade deve ser encerrada, bem como a aula em geral. Essa medida é considerada adequada, pois permite que o atendimento aos alunos envolvidos possa ser mais assertivo.
( ) Permitir que frequentemente os alunos repitam seus parceiros de grupo facilita o entrosamento entre a turma toda e contribui para um melhor desempenho durante as tarefas.
Com relação à história e ao conceito da educação física como componente do currículo escolar, analisar os itens.
I. A educação física tornou-se parte do currículo escolar em 1761, nas primeiras escolas tradicionais brasileiras, atuando como uma espécie de “Celeiro de Atletas”, cujo objetivo era selecionar apenas os alunos com os físicos mais esbeltos, caracterizados como belos, e que fossem amplamente capacitados e pertencentes à aristocracia do Brasil, para competições de alto rendimento.
II. Na década de 70, surgiram críticas à educação física tecnicista, com influências humanistas. Projetos como Esportes Para Todos priorizam a participação, e a psicomotricidade destaca a relação entre o desenvolvimento cognitivo e o motor.
III. Na década de 80, a educação física no Brasil se expandiu permitindo aos professores considerarem não só a biologia e as técnicas, mas também fomentarem uma compreensão humana. Isso levou ao surgimento da abordagem sociocultural, que enfatiza o acesso ao conhecimento para as classes trabalhadoras.
IV. Nos anos 2000, compreendeu-se que a educação deveria restringir-se apenas aos âmbitos da escola, pois o ato de educar não está diretamente vinculado a outras esferas das relações sociais.
Está CORRETO o que se afirma:
Com relação aos aspectos biológicos de crescimento físico e desenvolvimento motor, analisar os itens.
I. O desenvolvimento motor sofre influências exclusivamente da biologia do indivíduo.
II. O acompanhamento contínuo da saúde é importante para prevenir ou reduzir o risco de problemas de saúde, ainda que não esteja diretamente relacionado ao desenvolvimento motor ao longo da vida.
III. Mecanismos como as exigências da tarefa motora, a biologia do indivíduo e as condições do ambiente interagem no processo de desenvolvimento motor, configurando-se como um fenômeno dinâmico e complexo.
IV. As condições propícias do ambiente, como a nutrição e a prática de atividade física, têm pouca ou nenhuma influência sobre o desenvolvimento motor.
Está CORRETO o que se afirma:
O corpo humano é composto por uma diversidade de sistemas que atuam de modo integrado para garantir as funções necessárias à sobrevivência do organismo no espaço em que vive. Assinalar a alternativa que conceitua CORRETAMENTE o sistema abaixo e sua respectiva função biológica.