Filtrar


Questões por página:
Ainda de acordo com a OMS (2018), assinale a alternativa correta:
Em 2018, a Organização Mundial de Saúde publicou um documento intitulado “Recomendaciones de la OMS para los cuidados durante el parto, para una experiencia de parto positiva”. Com base nesse documento, escolha a alternativa que melhor representa as recomendações para a atenção durante o trabalho de parto e o nascimento.

Analise as assertivas abaixo sobre o alívio da dor no trabalho de parto, conforme as Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto (Brasil,2017).


I- Sempre que possível deve ser oferecido à mulher a imersão em água para alívio da dor no trabalho de parto. Se uma mulher escolher técnicas de massagem durante o trabalho de parto que tenham sido ensinadas aos seus acompanhantes, ela deve ser apoiada em sua escolha.


II- A injeção de água estéril pode ser usada para alívio da dor no parto.


III- A estimulação elétrica transcutânea pode ser utilizada em mulheres em trabalho de parto estabelecido.


IV- A acupuntura e a hipnose não devem ser oferecidas às mulheres que desejarem usar essas técnicas durante o trabalho de parto.


V- Os métodos de áudio-analgesia e aromaterapia não devem ser coibidos de serem utilizados pelas mulheres durante o trabalho de parto.


VI- A analgesia de parto compreende indicação suficiente para sua realização, independente da fase do parto que a parturiente se encontre, após esgotados os métodos não farmacológicos.


Assinale a alternativa correta.

Imagem associada para resolução da questão



O Boletim Epidemiológico sobre Mortalidade Materna no Ceará, de junho de 2023, apresenta dados com a evolução da RMM de 2011 a 2022, segundo causas obstétricas diretas e indiretas. Com base na figura 2, analise as sentenças que se seguem:



I- A Razão de Mortalidade Materna Específica (RMME) por causas de mortes maternas obstétricas diretas sempre apresentaram valores superiores às indiretas.


II- A relação entre RMM por causas diretas sobre as indiretas caiu de 2,3 em 2011 para 0,5 em 2021.


III- O aumento de proporção de causas indiretas indica uma provável melhoria nas investigações dos óbitos suspeitos.


IV- Em 2021 e 2022 houve uma inversão, as causas indiretas ultrapassaram as diretas, certamente influenciada pela ocorrência da pandemia de covid-19.


V- Em 2022, houve uma redução nas causas indiretas, provavelmente devido às medidas de prevenção e vacinação contra a Covid-19. Assinale a alternativa correta:

De acordo o boletim epidemiológico sobre mortalidade materna de 21/06/2023 (CEARÁ,2023), relacione os conceitos da coluna A com as informações expressas na coluna B e marque a alternativa que apresenta a sequência correta:



Imagem associada para resolução da questão