Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Com base na análise do trecho “Encaixei-me no que cinicamente chamam de poltrona e pressagiei o dia em que os comissários de bordo empregarão pés-de-cabra para socar nos assentos os passageiros mais graudinhos” ( l 16-17), assinale a alternativa CORRETA, quanto à classificação do período e ao número de orações que o constituem.
mostrar texto associado
Analise os períodos a seguir.

I. “Escolha de menus na classe econômica, talheres de metal, pratos de louça, refeições quentinhas, precedidas por aperitivos e acompanhadas por vinhos” (l. 7-8).

II. “Ninguém pensava em problemas de segurança, não havia a revista e a inspeção a que hoje os passageiros têm de submeter-se” (l. 9).

III. “O resto é vendido, mas ela se gaba disso, enquanto anuncia um cardápio baratinho, para os que tiverem uma queda de curva glicêmica durante o voo e precisarem comer alguma coisa” (l 20-21).

IV. “Não existe razão para crer que as mudanças vão parar aí” (l 36)

Assinale a alternativa que apresenta os períodos nos quais se podem encontrar orações subordinadas substantiva, adjetiva e adverbial
mostrar texto associado
Observe a concordância nominal no trecho: “O de bigodinho que acaba de se sentar parece um pouco nervoso” (l. 13) e assinale a alternativa em que a concordância NÃO é aconselhável, do ponto de vista da norma culta
mostrar texto associado
Assinale a alternativa em que apenas o primeiro termo dos substantivos compostos vai para o plural, com fundamento na grafia, como ocorre em “pés-de-cabra” (l. 16-17).
mostrar texto associado
Assinale a alternativa CORRETA, quanto à justificativa para o uso do travessão no trecho: “Hoje - é o que penso resignadamente, enquanto afivelo o cinto e observo os letreiros de "não fumar" -, há períodos em que o escritor trabalha como funcionário do departamento de vendas da editora...” (l 2-4).