Filtrar


Questões por página:
Paciente do sexo masculino,25 anos de idade foi levado ao hospital com suspeita de intoxicação exógena. O paciente encontra-se com rebaixamento do nível de consciência, taquicardíaco e hipotenso. Além disso, apresenta várias perfurações no braço. As pupilas estão puntiformes. Inicialmente o paciente foi intubado, ventilado e recebeu carvão ativado por sonda nasogástrica.
Diante do caso apresentado acima, a provável etiologia da intoxicação e a próxima conduta são, respectivamente
A farmacocinética de um fármaco depende de fatores relacionados com o paciente, bem como de suas propriedades químicas. Usando o conhecimento das variáveis farmacocinéticas, os clínicos podem eleger condutas terapêuticas ideais, incluindo via de administração, dosagem, frequência e duração do tratamento. Sobre a farmacocinética, assinale a alternativa correta.
A interação medicamentosa pode aumentar ou diminuir os efeitos de um ou ambos os fármacos. Nas interações farmacocinéticas, geralmente, um fármaco modifica a absorção, a distribuição, a ligação às proteínas, a biotransformação ou a excreção de outro fármaco.
Sobre a esse assunto, assinale a alternativa correta.
Ricardo fez um corte no braço enquanto lidava com facas, em um churrasco em casa. O médico, precisou aplicar um anestésico local para realizar sutura do ferimento. Em duas horas Ricardo observou que o efeito do anestésico havia cessado e a dor voltou a incomodar.
Com base no caso apresentado, qual alteração iônica está corretamente relacionada com a dor que o paciente sentiu após passar o efeito do anestésico local? Marque a alternativa correta.
Sobre os opiáceos, analise os itens a seguir.
I. Na unidade de emergência médica o tratamento da overdose por opioides, o coma e a depressão respiratória devem ser abordados com o uso de Naloxona. II. Múltiplas adaptações celulares são desencadeadas pelo uso crônico, relacionadas a três fenômenos maiores: o desenvolvimento de tolerância, a síndrome de abstinência e dependência. III. Apesar do surgimento da dependência química por opióides, a tolerância não parece ocorrer com os ligantes de receptores opióides.
É correto o que se afirma em