Filtrar


Questões por página:
No momento seguinte à morte, o corpo passa por alterações irreversíveis, que podem levar a sua destruição rápida ou lenta, ou em casos mais raros, à sua conservação. Sobre fenômenos cadavéricos, analise as afirmações a seguir:
I. A mancha verde, por uma questão anatômica, inicia seu aparecimento, comumente, na fossa ilíaca esquerda.
II. No caso de morte causada por intoxicação por monóxido de carbono, os livores de hipóstase são vermelho-róseos ou carminados.
III. Um sinal de desidratação cadavérica é o sinal de Sommer e Larcher, que é uma mancha de cor enegrecida pela transparência do pigmento coroidiano.
IV. Fatores preponderantes para o aparecimento da rigidez cadavérica são diminuição do ATP, com alteração da permeabilidade da membrana, além de acúmulo de ácido lático.

Assinale a alternativa verdadeira.
Uma pessoa fez em vida uma declaração escrita, registrada em cartório, relatando que gostaria que seu corpo fosse doado para uma faculdade de medicina para estudo e pesquisa. Sobre esse caso e a temática a seu redor, escolha a alternativa verdadeira:
A morte traz consequências jurídicas importantes para a vida das pessoas, na sucessão, na extinção de penas, dívidas, entre muitas outras repercussões. Sobre tanatologia forense, assinale o que for correto afirmar:
Doenças isquêmicas do coração ainda são a primeira causa de morte no Brasil. Sobre patologias cardíacas, escolha a alternativa verdadeira.
Uma ossada foi encontrada em um terreno próximo a uma estrada vicinal na Região Metropolitana de Salvador. A equipe de antropologia forense após os trabalhos iniciais, notou que estavam presentes 206 ossos no esqueleto encontrado. Sobre as conclusões e estudos num exame médico-legal na condição antecitada, podemos afirmar que: