Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
“Fabrica-os pelo (...) inútil e perigosa’” (l.3-8): Fabrica-os pelo tipo de existência que impõem aos detentos: que fiquem isolados nas celas, ou que sejam compelidos a um trabalho para o qual não encontrarão utilidade, é de qualquer maneira não “pensar no homem em sociedade; é criar uma existência que vai de encontro à natureza inútil e perigosa”.
mostrar texto associado
“A prisão (...) fabricar delinquentes” (l.2-3): Não é permitido que a prisão deixe de forjar delinquentes
mostrar texto associado
Infere-se do texto que, em agosto, Plano Piloto e Taguatinga eram as localidades com os mais altos índices de criminalidade no DF, situação inversa à de julho, quando as regiões de maior periculosidade eram Ceilândia e Gama.
mostrar texto associado
A correção gramatical e o sentido do texto seriam preservados caso a vírgula imediatamente após o termo “quais” (l.25) fosse substituída pelo sinal de dois-pontos.
mostrar texto associado
O trecho “por isso as forças de segurança recomendam que as pessoas tomem alguns cuidados” (l.23-25) expressa uma ideia de conclusão e poderia, mantendo-se a correção gramatical e o sentido do texto, ser iniciado pelo termo porquanto em vez da expressão “por isso”.