Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

O projeto brasileiro de trem-bala prevê velocidades acima de 300 km/h, mas há quem defenda que a prioridade deveria ser construir trens com velocidade mais baixa, o que tende a torná-los mais baratos. Já o governo paulista iniciou estudos para avaliar a implantação de trens rápidos a partir dos quais poderá haver conexões entre a capital paulista e algumas cidades, como Campinas, São José dos Campos, Sorocaba e Santos. A ideia é usar trens com velocidades entre 160 km/h e 180 km/h.

Internet: www.folha.uol.com.br (com adaptações). Acesso em 27/12/2011.

Considere que um futuro trem rápido entre São Paulo e Sorocaba mova-se ao longo de uma seção reta de via com velocidade de 180 km.h-1 , tendo desaceleração de freamento de 2,0 m.s -2 . Nessa situação, considerando que a desaceleração permaneça constante durante a frenagem, a que distância da estação o maquinista deverá frear para que o trem pare na estação?

mostrar texto associado

A velocidade média de um automóvel que se desloca em linha reta (movimento retilíneo), cuja quilometragem e cujo tempo são dados na tabela, é de, aproximadamente,

O índice dentário de Flower é utilizado para se estabelecerem diferenças entre grupos humanos e é calculado pela seguinte fórmula:

(Comprimento em reta entre a borda mesial
do 1.º pré-molar e a borda distal do 3.º molar) × 100
Distância basionásio

Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.

Os dentes são de suma importância para a identificação humana, em virtude da sua localização sob a proteção de músculos, da grande resistência deles aos agentes vulnerantes e da variabilidade de características e eventos odontológicos que podem ser encontrados e confrontados com os prontuários odontológicos dos suspeitos ou até mesmo com imagens radiográficas e fotográficas fornecidas pelos profissionais que atenderam esses suspeitos ou por seus familiares. As metodologias de identificação pelos dentes, realizadas pelos peritos odontolegistas, têm sido muito utilizadas por causa de seu baixo custo e alto grau de confiabilidade e rapidez, tanto em acidentes de massa quanto em casos individuais. Os dentes podem oferecer dados acerca do cadáver, como espécie, grupo racial, sexo, idade, altura e outros fatores. Quanto à espécie, em casos em que é fornecido ao perito odontolegista apenas fragmento dentário, é de fundamental importância o exame microscópio para se definir se o fragmento estudado é de dente humano. Assinale a alternativa que corresponde à característica exclusiva para os prismas de esmalte dos dentes humanos no exame microscópio.
O perito odontolegista deve ficar atento, quando examinar uma marca de mordida, aos indícios biológicos criados pelo agressor na vítima. Uma cuidadosa coleta da saliva deixada no local da mordida poderá identificar o criminoso pelo exame genético-molecular desse material comparado com o do suposto agressor. O material para extração de DNA e amplificação em amostras de saliva encontrada sobre a pele na região da marca de mordida oferece melhores resultados com a seguinte técnica: