Filtrar


Questões por página:
Após receberem uma ossada completa, os peritos criminais utilizaram a técnica e a equação de Gustafson para estimativa de idade humana na época da morte utilizando os dentes humanos. Essa técnica leva em consideração as alterações regressivas dentárias (6 critérios). Para tanto, depois de somados os valores dos 6 parâmetros analisados, os peritos obtiveram um valor total igual a 9.

Nessa situação, qual é a idade estimada mais provável?
Questão Anulada
Após a descoberta de um crânio em uma ribanceira e o devido encaminhamento ao Instituto Médico Legal, dois peritos criminais utilizaram o índice dos diâmetros do forame magno para estimativa de idade. Sabe-se que tal índice é obtido pela relação entre a largura do crânio (distância látero-lateral) e o seu comprimento máximo (distância ântero-posterior), e seus valores são interpretados como discriminantes do dimorfismo sexual. Após a análise desse índice no crânio descoberto, os peritos obtiveram o índice de 27,5. Com base nesse dado acerca do índice dos diâmetros do forame magno, é correto interpretar que o crânio encontrado é de uma pessoa
Com relação à documentação odontológica, assinale a alternativa correta.
Após análise de um crânio, detectaram-se as seguintes características: índice nasal indicativo de face do tipo leptorrino e ângulo facial com valor de 87 graus. Com base nesses dados, é correto estimar que o crânio seja de um indivíduo
Este relatório, de caráter estritamente analítico sobre laudos médico-legais realizados por legistas oficiais do Departamento de Medicina Legal/IPC/SSP/PB, atende a solicitações da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional da Paraíba e do Conselho Estadual de Defesa do Homem e do Cidadão da Paraíba, com a finalidade de apreciar tecnicamente os dados periciais relativos às mortes de oito (8) detentos do Presídio do Roger e verificar se ocorrera “excessos por parte dos órgãos de segurança”. Subscreve este Relatório o Dr. Genival Veloso de França, médico e bacharel em Direito, Professor Titular de Medicina Legal nos cursos de Medicina e de Direito da Universidade Federal da Paraíba.
Internet: (com adaptações). Acesso em 25/12/2011.

Redigido por um perito criminal, o texto representa, mais apropriadamente, um fragmento de que parte do relatório médico-legal?