Filtrar


Questões por página:
A exposição do sujeito a uma situação de estresse extremo muitas vezes se torna traumático e pode levá-lo ao desenvolvimento de sintomas que caracterizam o diagnóstico de transtorno de estresse pós-traumático. Tal exposição inclui experiências traumáticas que podem ser resultantes de desastres naturais, acidentes, diferentes formas de violência, guerras etc. Quanto às formas como podem se apresentar os diversos sintomas que caracterizam esse diagnóstico, leia os itens abaixo e marque a alternativa correta.

I. Aguda, crônica e com início tardio – de acordo como início e a duração dos sintomas.

II. O evento traumático é revivido através de sonhos aflitivos.

III. Podem ocorrer tanto em vítimas como em testemunhas.

IV. Esquiva persistente de estímulos associados com o trauma.

V. Reatividade fisiológica na exposição a indícios internos ou externos que simbolizem ou lembrem o evento traumático.

Estão corretos:
Vygotsky elabora a seguinte definição para um de seus concei tos acerca do processo de desenvolvimento da criança: “a distância entre o nível de desenvolvimento atual, determinado pela resolução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial determinado pela resolução de problemas sob orientação ou em colaboração com parceiros mais capazes”. A que conceito essa definição se refere?
Piaget considera que o processo de desenvolvimento humano ocorre em estágios, caracterizados por formas diferentes de organização mental que possibilitam diferentes modos do indivíduo se relacionar com o mundo. O estágio do desenvolvimento caracterizado pela emergência da capacidade da criança de estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes (próprios e de outrem) e de integrá-los de modo lógico e coerente é denominado de:

Para a Organização Pan-Americana de Saúde(OPAS/OMS-1990), a Promoção de Saúde constitui-se como a “soma das ações da população, dos serviços de saúde, das autoridades sanitárias e de outros setores sociais e produtivos, dirigidas ao desenvolvimento das melhores condições de saúde individual e coletiva”. A interdisciplinaridade é um dos fundamentos desse paradigma de atenção em saúde e se define como:

Pensar a gestão de serviços e programas de saúde implica atenção às suas dinâmicas internas, mas também é preciso estar igualmente atento ao modo como o dispositivo se relaciona com o que lhe é externo: o território onde se insere e outros dispositivos de saúde, por exemplo. O modelo de gestão descentralizado e com funcionamento em rede busca dar conta dessa complexidade. São características desse modelo de funcionamento em rede: