Filtrar


Questões por página:
O estudo das proteínas plasmáticas pode proporcionar informações que refletem quadros patológicos em muitos sistemas orgânicos diferentes.

A proteína mais informativa a respeito do estado nutricional, da capacidade de síntese hepática e que também permite ao médico interpretar concentrações elevadas ou baixas de cálcio e magnésio é a
Existem inúmeros distúrbios congênitos do metabolismo da bilirrubina que podem se apresentar com icterícia ou bilirrubina sérica elevada. O mais comum desses distúrbios é a síndrome de Gilbert.

Analise as afirmativas:

I. Nos pacientes com síndrome de Gilbert, a taxa de captação de ânions orgânicos apresenta correlação negativa com a bilirrubina séria.
II. A bilirrubina total encontra-se tipicamente elevada em 2 a 3 mg/dL.
III. Os procedimentos sugeridos para o diagnóstico com o jejum ou o emprego de fenobarbital, que deveriam aumentar ou reduzir a bilirrubina, não são suficientemente específicos para uso clínico.
IV. A síndrome de Gilbert está associada com atividade reduzida da bilirrubina-UDP-glicuronil transferase I.

São afirmativas CORRETAS:
A ureia é um produto da degradação do metabolismo dos aminoácidos, produzida a partir da amônia no ciclo da ureia hepática.

Sobre esse assunto, NÃO é correto afirmar:
A coleta e a preservação da urina para os exames analíticos devem seguir um procedimento cuidadosamente prescrito, para assegurar a obtenção de resultados válidos (NCCLS Pub. GP16-A, 1995).

Sobre os tipos de coleta (aleatório, cronometrado e volume total de 24 horas), NÃO é correto afirmar:
O sangue é o fluido corporal mais frequentemente utilizado para fins analíticos. Os três procedimentos gerais para a obtenção do sangue são venopunção, punção arterial e punção de pele. A técnica utilizada para a obtenção da amostra de sangue é crítica para a manutenção de sua integridade. Mesmo assim, o sangue venoso e o arterial diferem em aspectos importantes.

Sobre esse assunto, NÃO é correto afirmar: