Filtrar


Questões por página:

Homem de 40 anos, é internado por astenia há 3 semanas. Foi submetido a implante de prótese mitral biológica há 13 anos e esplenectomizado há 1 ano , após trauma abdominal. Está descorado ++, ictérico ++ e com sopro mitral. Há um aumento dos níveis de bilirrubina indireta e DHL e presença de hemoglobina livre na urina. No esfregaço de sangue periférico deste paciente é provável o encontro de;

São apresentados três pacientes em anasarca, cujos exames mostram hipoalbuminemia e proteinúria de 24 horas de 3,8 gramas.

I. Homem de 25 anos portador de AIDS.

II. Mulher de 60 anos com adenocarcinoma de cólon.

III. Homem de 30 anos com doença de Hodgkin.

Nefropatia de lesões mínimas, glomeruloesclerose focal segmentar e nefropatia membranosa estarão associadas com maior probabilidade, respectivamente, aos pacientes.

Homem de 40 anos, com história de etilismo, é levado por familiares ao pronto-socorro, com quadro de confusão mental. Ao exame físico nota-se aspecto de desnutrição, além de marcha atáxica e nistagmo. Das abaixo, a principal medida terapêutica será administrar.

São apresentados três pacientes com petéquias, equimoses e plaquetas de 22.000/mm3.

I. Homem de 18 anos, hígido, com restante do exame físico normal. Hemoglobina de 15 g/dL e leucócitos de 8500/ mm3.

II. Mulher de 35 anos, com hemoglobina de 8,5 g/dL e teste de Coombs positivo.

III. Homem de 65 anos com distúrbio do equilíbrio, hemoglobina de 5,5 g/dL, VCM de 125 fL e leucócitos de 2100/mm3.

A principal medida terapêutica para os pacientes acima é, respectivamente,

Mulher de 50 anos apresenta náusea, dispnéia e oligúria. A creatinina sérica vale 9,5 mg/dL e à ultrassonografia os rins medem 4,7 cm. Nesta paciente é provável que os níveis séricos de fósforo, PTH intacto e bicarbonato estejam, respectivamente,