Filtrar


Questões por página:
Sobre a economia do período colonial do Brasil, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
O mercantilismo do Estado Moderno evidenciou a íntima relação entre o Estado e a economia. Relacionadas ao mercantilismo, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
Astecas, Incas, Siouxs, Apaches, Guaranis e Araucanos eram alguns dos muitos povos indígenas que viviam na América e foram dominados, cristianizados ou mesmo exterminados quando da chegada dos europeus.

Sobre esse capítulo violento e muitas vezes pouco lembrado da história americana, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
Sobre o feudalismo, que perdurou em grande parte da Europa medieval, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
A difusão do cristianismo teve início durante o Império Romano. Apesar da sistemática perseguição, foi crescendo e conquistando adeptos no Império. Em 313, o imperador Constantino, através do Edito de Milão, concedeu liberdade de culto aos cristãos em todo o Império.

Acerca do cristianismo no Império Romano, analise as afirmações a seguir.

l As perseguições aos cristãos tiveram início no governo de Nero. Dentre as inúmeras causas das perseguições, está a oposição dos cristãos ao culto à pessoa do Imperador Romano.
ll O crescimento do cristianismo foi um dos fatores de desagregação de Roma, pois se opunha à escravidão e ao militarismo, sustentáculos do Império Romano.
lll O cristianismo tornou-se a religião oficial do Império Romano, quando o imperador Teodósio decretou o Edito de Tessalônica.
lV Estudos recentes da historiografia européia comprovaram que, apesar das perseguições aos cristãos, eles nunca foram utilizados em espetáculos públicos e em lutas com gladiadores.
V Foi no Império Romano do Oriente que o cristianismo teve seu apogeu com a criação da Igreja Ortodoxa Grega, que uniu os cristãos da Europa Central e da Ásia.

Estão corretas as afirmações: