Filtrar


Questões por página:

Sabe-se que o ensaio de Penetração Padrão (Standard Penetration Test - SPT) é a ferramenta de investigação do subsolo mundialmente mais popular e econômica. O ensaio SPT constitui-se em uma medida de resistência dinâmica conjugada a uma sondagem de simples reconhecimento. Na rotina de projetos de fundações, a estimativa das tensões admissíveis do terreno (σadm) é representada por:

σadm = kN (SPT )

onde: N(SPT) representa o número de golpes necessário para fazer o amostrador padrão penetrar 300 mm no solo, após uma cravação inicial de 150 mm. Portanto, o parâmetro k depende, principalmente

Sabe-se que a locação de obra é a operação inversa do levantamento, também chamado de medição. Basicamente, a locação pode ser realizada usando-se os dois sistemas de coordenadas universais: as coordenadas retangulares (cartesianas) e as coordenadas polares (direção e distância). Como regra geral, para locar alinhamentos
O coeficiente de empolamento refere-se à variação volumétrica do solo de corte para o aterro. Sabendo-se que o solo é, genericamente, um sistema trifásico (sólidos, água e ar), portanto, o espaço ocupado por uma certa quantidade de solo depende dos vazios em seu interior. Em processos de terraplenagem a taxa de empolamento é a relação

Considere o terreno representado na figura a seguir:



Para a implantação de um prédio comercial será necessário que o terreno de dimensões 40 m × 60 m seja planificado. Na tabela a seguir estão apresentadas as cotas em metros obtidas por nivelamento após quadriculação do terreno.

Cotas em metros obtidas por quadriculação do terreno



A cota final do terreno para deixá-lo plano com compensação de terra é, em metros,

Sobre os elementos exigidos em projetos básicos utilizados em licitações públicas, considere:

I. desenvolvimento da solução escolhida, de forma a fornecer visão global da obra e identificar todos os seus elementos constitutivos com clareza.
II. apresentar soluções técnicas globais e localizadas, suficientemente detalhadas de forma a minimizar a necessidade de reformulação ou de variantes durante as fases de elaboração do projeto executivo e da realização das obras de montagem.
III. identificação dos tipos de serviços a executar e de materiais e equipamentos a incorporar à obra, bem como suas especificações que assegurem os melhores resultados para o empreendimento.
IV. orçamento detalhado do custo global da obra, fundamentado em quantitativos de serviços e fornecimentos propriamente avaliados.

Está correto o que se afirma em